sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Animais Cinéfilos #8

O Animais Cinéfilos de hoje destaca personagens reais. O documentário Jane, realizado por Brett Morgen, é um fabuloso retrato da vida selvagem, acompanhada, de perto, por uma jovem curiosa, actualmente na casa dos 80 anos.


Ela é Jane Goodall, uma antropóloga e especialista em primatas, conhecida em especial pela sua pesquisa sobre chimpanzés. A sua admiração é a nossa, mas a nós falta-nos a coragem desta mulher que, desde criança, queria viver em África junto dos animais. Foi pouco depois dos 20 anos que conseguiu concretizar o sonho, sem qualquer tipo de experiência em trabalho de campo, e assim viveu grande parte da sua vida (cerca de 40 anos). Neste documentário, conta-nos a sua história e podemos vê-la  no decorrer do seu estudo pioneiro com chimpanzés no Parque Nacional de Gombe, na Tanzânia. O realizador Brett Morgen utiliza imagens das mais de 100 horas de gravações inéditas, feitas nos anos 60 por Hugo Van Lawick (que depois se casou com Goodall), para a National Geographic Society.

Dos momentos mais ternurentos aos mais cruéis e brutais, depressa encontramos muitas semelhanças entre os comportamentos de primatas e de humanos. Acérrima defensora dos animais, Jane cria com eles laços, mas ambiciona, principalmente, protegê-los e compreendê-los.

Sem comentários: