O Doclisboa'18 deu a conhecer a sua programação completa esta Quarta-feira, dia 3 de Outubro, em conferência de imprensa. O festival acontece entre os dias 18 e 28 de Outubro.
Após as novidades já anunciadas, eis que chegam as que faltavam. A Competição Portuguesa traz consigo 18 filmes, entre eles o premiado Terra Franca, de Leonor Teles, Extinção, de Salomé Lamas, Alis Ubbo, de Paulo Abreu, Avenida Almirante Reis em 3 Andamentos, de Renata Sancho, Mood Keep, de Alice dos Reis, ou Turno do Dia, de Pedro Florêncio.
A secção Riscos tem James Benning e Mike Hoolboom como realizadores convidados, através do diálogo entre filmes de diferentes momentos das suas vidas, e um pequeno foco temático. Transmissão, Territórios Imaginados condensa uma linha de força do festival: filmar é confrontarmo-nos com outros mundos possíveis. Evidence, de 1935, o primeiro filme de vigilância, da polícia de Londres, é o ponto de partida para um programa sobre a prova e a imagem forense. O actor Jean-François Stévenin apresentará cópias restauradas dos três filmes que realizou.
Na secção Cinema de Urgência desta edição do Doclisboa apresentam-se filmes que respondem às lacunas do exercício dos media, existindo através de redes sociais e outros meios, estabelecendo um ancoramento imediato com a realidade que, cada vez mais, desafia os cineastas a uma prática quotidiana da cidadania.
Toda a programação e horários das sessões já podem ser consultados no site do festival: https://www.doclisboa.org/2018/.
Sem comentários:
Enviar um comentário