O Family Film Project – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia apresentou esta Segunda-feira o seu programa completo, em conferência de imprensa.
A Grande Nuvem Cinza, de Marcelo Munhoz, filme vencedor da edição de 2017, abre o festival no dia 15 de Outubro, às 21h30, no Passos Manuel. A longa-metragem acompanha quatro famílias ligadas ao cultivo do tabaco numa pequena cidade no sul do Brasil. Guiadas pela tradição, misticismo ou puro pragmatismo, estas pessoas vivem na linha ténue entre a luta e o amor à terra.
A secção competitiva integra curtas e longas-metragens de vários países e vai contar com filmes de: Yekaterina Diakova; Iman Behroozi; Tomer Heymann e Barak Heymann; Daniel Mulloy; Cosima Frei; Nathan Douglas; José Carlos Teixeira; Catherine Boutaud; Rachid Biyi; Jason Britski; Tânia Dinis; Arianna Lodeserto; Andreia Pereira e Rita Manso.
Será apresentada também a publicação Unframing Archives. A obra reúne um conjunto de ensaios e entrevistas sobre o cruzamento entre o cinema, as artes e o arquivo, com textos de Andrzej Marzec, Bill Nichols, Catarina Mourão, Deirdre Boyle, Éfren Cuevas, Fernanda Fragateiro, Filipe Martins, Miguel Leal e Péter Forgács.
Ao longo do festival será exibido, em permanência no Passos Manuel, um conjunto de vídeo-instalações com coordenação de Gabriela Vaz Pinheiro. Esta exibição integra três filmes seleccionados que convidaram a uma reinterpretação do modo de exibição, dada a sua particular plasticidade visual e sonora: Scheherazade or (Per)forming The Archive de Muriel Hasbun, The Melody of Decomposition de Alex Faoro e On Exile, Fragments In Search of Meaning de José Carlos Teixeira.
A 7.ª edição do Family Film Project termina a 20 de Outubro, numa festa com um DJ set de ocp - operador de cabine polivalente (João Ricardo) no Passos Manuel, com entrada livre.
Os bilhetes para as sessões de cinema, gratuitas para estudantes, custam 3 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do Coliseu do Porto Ageas. O passe geral, que garante o acesso a todas as actividades do festival, está disponível por 8 euros.
Estas novidades juntam-se às anteriormente anunciadas também aqui no blog.
Mais informações e horários em https://familyfilmproject.com/pt/.
Sem comentários:
Enviar um comentário