quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Porto/Post/Doc 2018: Programa Completo

O Porto/Post/Doc já tem a programação fechada e conta com 14 estreias nacionais na Competição Internacional. O festival acontece entre 24 de Novembro e 2 de Dezembro na cidade do Porto.

A abrir o festival, no dia 24 de Novembro, estará Kaiser: The Greatest Footballer Never to Play Football, de Louis Myles, no Cinema Trindade. Uma história de um jogador de futebol de topo que nunca chutou uma bola. A cerimónia de entrega de prémios, dia 2 de Dezembro, no Teatro Municipal do Porto - Rivoli, fica entregue ao filme Sign O' The Times, escrito e realizado por Prince, que documenta a apresentação ao vivo do álbum homónimo, no final dos anos 80. A encerrar o Porto/Post/Doc estará Matangi/MAYA/M.I.A., de Steve Loveridge, sobre a estrela do hip-hop M.I.A. nas suas mais variadas facetas.


A selecção oficial do festival inclui filmes de realizadores como Sergei Loznitsa, com Donbass, um retrato de tempos sombrios naquela região entre a Rússia e a Ucrânia; Vitaly Mansky chega com Putin's Witnesses, um documentário sobre o líder russo filmado a partir de dentro; Nicole Vogele com Closing Time; Eloy Dominguez Serén com Hamada; Evangelia Kranioti com Obscuro Barroco. Sobre Tudo Sobre Nada, de Dídio Pestana, e Hálito Azul, de Rodrigo Areias, são os representantes em português nesta competição.

Numa secção não competitiva falada em português encontram-se Terra Franca, de Leonor Teles, Extinction, de Salomé Lamas, Sombra Luminosa, de Mariana Caló e Francisco Queimadela, Deux, Trois Fois Branco, de Boris Nicot, On Remote Places, de Rui Manuel Vieira, e O Laboratório, do mesmo realizador em parceria com Fernando José Pereira. Em estreia estarão Judenrein e Levantados do Chão, de Daniel Blaufuks, Portugal Tem Lata, de Rui Pregal da Cunha, e Geni, de Luís Vieira Campos

Na secção Transmission destaque para os portugueses Ainda Tenho Um Sonho Ou Dois - A História Dos Pop Dell’Arte, de Nuno Duarte e Nuno GalopimPAUS Madeira,  de Ernesto BacalhauEscola do Rock, de Amadeu Pena da Silva, e O Chico Fininho, de Sérgio Fernandes.

Nas sessões especiais, destaque para Graves Without a Name, de Rithy Pan, Welcome to Sodom, de Christian Krönes e Florian Weigensamer, A Volta ao Mundo Quando Tinhas 30 Anos, de Aya Koretzky, e Riddles of Sphinx, de Laura Mulvey e Peter Wollen. No Planetário do Porto, será exibido o documentário sobre auroras boreais, Sarapanta, realizado por Cristiano Saturno.

O Porto/Post/Doc  acontece no Teatro Municipal do Porto - Rivoli, Cinema Passos Manuel, Cinema Trindade e Planetário do Porto - Centro Ciência Viva. Mais informações e programação completa em https://www.portopostdoc.com/.

Sem comentários: