25-abril-billboard

segunda-feira, 20 de maio de 2019

FESTin'19: Aos Teus Olhos (2017)

*7/10*

Aos Teus Olhos, de Carolina Jabor, marcou a sessão de abertura do FESTin, num registo crítico sobre o poder das redes sociais. Ao mesmo tempo, a longa-metragem lembra-nos o dinamarquês The Hunt - A Caça, de Thomas Vinterberg, com a temática do abuso sexual de menores a pairar, tal como a dúvida que assola mais a plateia que as personagens do filme. Aos Teus Olhos mostra-nos como é fácil condenar sem julgamento - algo cada vez mais comum nos tempos que correm, infelizmente.

Um professor de natação é acusado pela família de um aluno de sete anos de ter dado um beijo na boca da criança durante uma aula. O professor passa a ter sua moral questionada por pais, alunos e funcionários do clube onde trabalha e até pela polícia, antes mesmo da denúncia ser comprovada, com consequências inimagináveis.


Afinal, onde está a verdade? A realizadora deixa-nos tirar as nossas próprias conclusões. Há um enorme equilíbrio na forma como nos apresentam a história, com isenção e sem juízos de valor. Não lhe falta coragem para abordar temas tão actuais e até mesmo sensíveis nesta era das fake news, mas talvez pudesse ir ainda mais além. 

Num Brasil quente e tropical, são as cores frias que abundam, a condizer com a tensão que se sente. A água parece ser refúgio para todos esquecerem os problemas ou, pelo menos, para fugirem deles. Os planos geométricos enquadram todos quase que numa prisão. Olhamos para as personagens  e encontramos nas suas atitudes segredos e instabilidade emocional, seja na directora do clube ou nos pais das crianças.


Daniel de Oliveira tem um excelente desempenho, num desespero que contrasta com a descontracção e humor iniciais. A personagem vê-se num sofrimento atroz ao ver a vida arruinada e que todos o acusam.

Aos Teus Olhos é uma surpresa muito positiva e que faz reflectir sobre o mundo em que vivemos, tão vidrado nos ecrãs. Falta encarar mais e acusar menos com a protecção fictícia das redes sociais. Neste aspecto, o filme de Carolina Jabor é uma lição.

Sem comentários: