quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Bandas Sonoras #5

Variações virou filme biográfico e fez nascer uma nova banda, homónima, que recupera temas de António Variações e apresenta-os com um novo arranjo, respeitando a sua ideia inicial. Para além dos temas mais famosos do artista português, Variações grava canções que nunca foram editadas e dá-nos direito a conhecer um original, Quero Dar Nas Vistas. Tudo isto foi possível graças às cassetes gravadas por António quando ainda tocava com músicos amadores, no final dos anos 70, e compunha em casa.


A produção musical do disco é assumida por Armando Teixeira (Balla), que se sentiu estimulado com "a possibilidade de reinventar a música de António Variações à luz dos nossos dias", como explicou em comunicado. O realizador João Maia queria "que eu desse corpo às ideias que o António Variações gravara na garagem com músicos amadores no final dos anos 70", continuou. Armando ouviu as cassetes e encontrou António "a cantar acapella, sobre uma caixa de ritmos, ensaios de banda e concertos". Antes de tudo, "compunha a música sozinho ou com a caixa de ritmos e depois, nos ensaios, os músicos faziam os arranjos", explicou, referindo que existem muitas versões de cada canção.

Entre canções completas, excertos e outras onde parecem faltar "pedaços e estrutura", encontrou um inédito, Quero dar nas Vistas"Parece ser uma canção desenvolvida em ensaio, mas não um improviso. Existem gravações de diferentes ensaios. O António apresenta-se, a banda desenvolve um prog-rock com inúmeros solos, mais uma vez, sem nenhuma estrutura. Ensaiavam pelo prazer de tocar." Entre muitas descobertas, construiu-se a banda sonora de Variações que também vive do amor ao cantor, comum a todos os elementos do grupo.


A banda sonora conta com 10 temas gravados pela banda formada por Sérgio Praia, Pedro Monteiro, Duarte Cabaça, Vasco Duarte Armando Teixeira. Anjo da Guarda, O Corpo é que Paga, Visões – Ficções (Nostradamus), Na Lama, Estou AlémToma o Comprimido, Teia, Perdi a Memória, Canção de Engate, e Quero Dar nas Vistas - tema inédito encontrado no espólio de António Variações - são as músicas de Variações. São cheias de ritmo, intemporalidade e chegam a ser viciantes, mesmo ao estilo a que o barbeiro-cantor nos habituou.

A banda sonora do filme de João Maia é editada pela Sony Music a 23 de Agosto, em formato físico e digital. Na Lama é o primeiro single e já se encontra disponível nas principais plataformas digitais.


Sem comentários: