quinta-feira, 29 de agosto de 2019

MOTELx'19 anuncia programação completa

Ma, de Tate Taylor, será o filme de abertura da 13.ª edição do MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. A fechar estará Come to Daddy, de Ant Timpson.


O actor veterano Jack Taylor é mais um dos nomes confirmados a marcar presença no evento, a par do já anunciado Ari Aster. Taylor foi actor-fetiche do cinema exploitation espanhol dos anos 60 e 70, participou em filmes de John Milius, Ridley Scott e Milos Forman, e em Portugal contracenou com Johnny Depp em A Nona Porta (Roman Polanski). Nesta edição do MOTELx, serão exibidos o documentário Jack Taylor, Testigo del Fantástico (Diego López, 2018) e Necronomicon (Jesús Franco, 1968).

Protagonizado por Octavia Spencer, Ma, de Tate Taylor, abre o festival no dia 10 de Setembro. O filme conta a história de uma mulher solitária que decide acolher as festas de um grupo de adolescentes na sua cave – com regras muito particulares. Come to Daddy faz as honras de encerramento a 15 de Setembro e conta com Elijah Wood no papel principal. O filme de Ant Timpson mistura gore e humor negro para contar a história de um reencontro entre pai e filho que corre absurdamente mal.

Para o Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia/Méliès d’Argent concorrem oito filmes: Faz-me Companhia, de Gonçalo Almeida (Portugal); All the Gods in the Sky, de Quarxx (França); Extra Ordinary, de Mike Ahern e Enda Loughman (Irlanda, Bélgica); Finale, de Søren Juul Petersen (Dinamarca); Get In, de Olivier Abbou (França); A Good Woman is Hard to Find, de Abner Pastoll (UK, Bélgica, Irlanda); The Hole in the Ground, de Lee Cronin (UK); e Why Don’t You Just Die!, de Kirill Sokolov (Rússia).


A secção Serviço de Quarto mostra 26 longas internacionais. Destaque para o filme brasileiro Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles; The Gangster, the Cop, the Devil (Lee Won-Tae, Coreia do Sul); o japonês It Comes (Tetsuya Nakashima); o indiano Tumbbad (Rahi Anil Barve); o western feminista norte-americano The Wind (Emma Tammi); Nightmare Cinema, com Mickey Rourke no papel de projeccionista diabólico; da Europa, Lords of Chaos (Jonas Åkerlund), baseado na história real dos Mayhem, banda de black metal norueguesa com apetite para a destruição.

Na secção Doc Terror, encontramos documentários sobre dois lendários realizadores de filmes de terror série B, Jairo Pinilla em Jairo’s Revenge, de Simon Hernandez, e Al Adamson em Blood & Flesh, de David Gregory, e ainda o filme que analisa o papel dos afro-americanos no cinema de terror norte-americano, Horror Noire: A History of Black Horror, de Xavier Burgin.

O MOTELx'19 acontece de 10 a 15 de Setembro e os eventos de Warm-Up do festival estão marcados para 5, 6 e 7 de Setembro. Mais programação aqui e toda a informação pode ser encontrada em https://www.motelx.org/.

3 comentários:

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

Nightmare Cinema: 5*

É um filme que mistura vários tipos de terror, contudo tem poucos sustos apesar de ter sido um dos melhores filmes passados no Motelx.

Cumprimentos, Frederico Daniel.

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

:)

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

Ultraje: 4*

Um filme bastante bom e que recomendo, vejam.
O Furie ou Get In em maio chegou à Netflix, é bastante bom.
Cumprimentos, Frederico Daniel.