quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Doclisboa'19: Sophia, na Primeira Pessoa (2019)

*5.5/10*

Sophia, na Primeira Pessoa, de Manuel Mozos, estreou na secção Heart Beat do Doclisboa'19, e será exibido na RTP1, no dia 5 de Novembro, pelas 22h30, na véspera da comemoração do centenário da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen.


Um documentário que quis dar voz à autora, falecida em 2004, para que contasse a sua história pelas próprias palavras. Para isso, o realizador e equipa recorreram "ao espólio pessoal da autora, a imagens actuais de locais onde viveu ou que lhe foram queridos e a imagens de arquivo de televisão e cinema; utilizando partes da sua prosa e da sua poesia sempre com testemunhos na primeira pessoa; do Porto a Lisboa, da Granja a Lagos, do mar Atlântico ao Mediterrâneo, da Grécia ao 25 de Abril: as paixões e decepções de uma vida e obra dedicadas à busca pelo real, a liberdade e a justiça."

Vemo-la e ouvimo-la em entrevistas, mas igualmente a declamar a sua poesia. Conhecêmo-la através das suas palavras, mas também pelas fotografias antigas - onde vemos uma mulher moderna e emancipada. A acompanhar, paisagens e locais que lhe disseram muito.


Sophia, na Primeira Pessoa não nos faz descobrir uma nova Sophia, não nos conta muito para além do que já sabemos, mas tenta entrar um pouco mais na intimidade das palavras e imagens da autora, com uma poesia inerente a unir imagens e frases. Peca por ser apenas "na primeira pessoa", mas não deixa de ser um interessante registo e um bom esforço de Manuel Mozos para criar um documentário diferente do que já se fez sobre Sophia de Mello Breyner Andresen.

Sem comentários: