25-abril-billboard

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Crítica: Knives Out: Todos São Suspeitos (2019)

"It's a weird case from the start. A case with a hole in the center. A donut."
Benoit Blanc


*7/10*

Em Knives Out: Todos São Suspeitos, Rian Johnson traz-nos uma bela história de detectives. Muito mistério e humor, num argumento especialmente bem construído, inesperado e consistente. O elenco faz o resto.

O célebre detective privado Benoit Blanc (Daniel Craig) é anonimamente escolhido para desvendar um crime. Harlan Thrombey (Christopher Plummer), o patriarca de um império editorial, é encontrado morto na sua mansão, na noite do seu 85.º aniversário. A investigação ganha força, segredos e motivos são revelados e intensificam-se tensões.

De Poirot, de Agatha Christie, a Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle, Benoit Blanc poderia ser qualquer um dos dois, numa versão dos tempos modernos. Knives Out leva-nos para o universo dos detectives, com alguma auto-paródia comedida, lembrando até o saudoso jogo de tabuleiro Cluedo, em que também a plateia faz apostas para descobrir o assassino. Todos parecem ter motivos, todos têm atitudes estranhas. Em situações de crise, há muito segredos revelados e ódios adensados. 


Contudo, Rian Johnson troca-nos as voltas logo de início, levando-nos numa aventura em que nada é o que parece e as reviravoltas, por mais inesperadas que sejam, acontecem. O filme é escrito de forma coerente e não deixa questões por responder, como um bom detective deve ser.

A direcção artística proporciona-nos o melhor cenário para a investigação, com uma cadeira de interrogatório rodeada das facas que dão título ao filme, caveiras, esconderijos e outros artefactos tão curiosos como macabros a dar magia à mansão dos Thrombey.


No elenco, o britânico Daniel Craig incorpora um norte-americano de sotaque sulista, e é um gosto ver no mesmo filme Christopher Plummer - sempre em forma -, Jamie Lee CurtisMichael ShannonDon Johnson, Toni Collette - divertida e caricata -, Katherine LangfordJaeden MartellChris EvansLaKeith Stanfield e Frank Oz. Ana de Armas tem aqui espaço para mostrar a sua garra e revela-se uma protagonista à altura.

Knives Out: Todos São Suspeitos é, acima de tudo, um bom regresso dos filmes de detectives, divertido e cheio de mistério, e especialmente bem escrito, sem esquecer uma pitada de crítica social (na era de Trump era inevitável). Rian Johnson é bom a trabalhar por conta própria e volta a prová-lo.

Sem comentários: