O Festival de Cinema IndieLisboa 2020 apresentou a programação da secção musical, IndieMusic. Nesta edição, Billie Holiday, The Rolling Stones e Charles Aznavour são alguns dos artistas em destaque.
Billie |
A década de 70 ficou marcada pelo surgimento do movimento anti-racista Rock Against Racism, movimento central do punk rock britânico, que englobava bandas como os The Clash ou os Sham 69, e que encontra ecos nos tempos que correm, como podemos confirmar em White Riot, de Rubika Shah, e registada nas fotografias de Jim Marshall, fotógrafo que capturou momentos memoráveis, de Johnny Cash na prisão ao último concerto dos Beatles em Show Me the Picture: The Story of Jim Marshall , de Alfred George Bailey.
Nesta edição estarão filmes como: The Heart is a Drum, de Jacob Frössén, que apresenta a vida do baterista Klaus Dinger, fundador dos NEU! e músico dos Kraftwerk; a história de Billie Holiday é apresentada em Billie, de James Erskine, através de imagens de arquivo e entrevistas nunca antes vistas; Aznavour by Charles, de Marc de Domenico, segue a carreira do cantor francês, através de diários filmados das suas viagens, concertos e amigos; em Keyboard Fantasies: The Beverly Glenn-Copeland Story, de Posy Dixon, descobrimos Glenn-Copeland, uma artista que aos 74 anos faz a sua primeira digressão, depois do seu obscuro álbum de folk electrónica Keyboard Fantasies ser reeditado por um coleccionador japonês de raridades; e podemos ainda descobrir a figura central de Jocy de Oliveira, pioneira da música electrónica brasileira em Eletronica:Mentes, de Dácio Pinheiro, Denis Giacobellis e Paulo Beto.
Caos e Afinidade, de Pedro Gonçalves, traz um retrato da música improvisada portuguesa, com especial foco em Lisboa e epicentro no extinto bar Irreal, com nomes como Gabriel Ferrandini, Adriana Sá ou Lantana, e SOA, de Raquel Castro, trata de ambientes sonoros, de silêncio e de ruído, de todos os espectros sonoros, do infra ao ultra-som, de frequências e de ritmo, antecedido pela curta metragem Making a Diagonal With Music, sobre a compositora de música electroacústica Beatriz Ferreyra.
O júri da secção competitiva IndieMusic é composto pelos músicos Jorge Ferraz (Santa Maria, Gasolina em Teu Ventre! e Ezra Pound) e Cláudia Guerreiro (Linda Martini), e pelo radialista e programador Ricardo Mariano.
Eis os filmes confirmados até ao momento:
Competição
Aznavour by Charles (Marc de Domenico)
Billie (James Erskine)
Caos e Afinidade (Pedro Gonçalves)
Eletronica:Mentes (Dácio Pinheiro, Denis Giacobellis, Paulo Beto)
The Heart is a Drum (Jacob Frössén)
Keyboard Fantasies: The Beverly Glenn-Copeland Story (Posy Dixon)
Making a Diagonal with Music (Aura Satz)
Show Me the Picture: The Story of Jim Marshall (Alfred George Bailey)
SOA (Raquel Castro)
White Riot (Rubika Shah)
Sessão Especial - 50.º Aniversário
Gimme Shelter (Albert Maysles, David Maysles, Charlotte Zwerin)
Sem comentários:
Enviar um comentário