terça-feira, 19 de maio de 2020

Cinemateca Portuguesa reabre gradualmente a partir de 1 de Junho

A Cinemateca Portuguesa anunciou que irá começar a reabrir os seus serviços públicos, gradualmente, a partir de 1 de Junho, "na sequência das orientações superiores sobre a matéria e de acordo com as regras ditadas pelas autoridades de saúde".


Os primeiros a abrir ao público a 1 de Junho serão a Biblioteca, no edifício sede na Rua Barata Salgueiro, em Lisboa, e actividades de acesso à colecção fílmica no departamento de arquivo (ANIM), em Bucelas, "neste último caso visionamentos para investigadores e cedência de excertos de filmes". Os dois serviços "funcionarão por marcação e com algumas restrições a nível de lotação e condições de higiene e segurança para todos os funcionários e utilizadores. Quanto ao acesso à colecção fílmica, nesta fase será apenas facultado acesso público a suportes digitais".

Ainda nesta data, reabrirão o Bar/Restaurante 39 Degraus e da Livraria Linha de Sombra, com horário reduzido e as restrições ditadas para este tipo de actividade.

Para o início de Julho, está marcado o regresso da programação da Cinemateca, em regime parcial e adaptado. Assim, entre 1 e 31 de Julho, "serão organizadas duas sessões diárias no edifício sede, uma durante a tarde, na Sala M. Félix Ribeiro, e uma sessão nocturna na Esplanada". Regressarão também as sessões da Cinemateca Júnior no Palácio Foz, com algumas sessões aos sábados à tarde. "Todas as sessões terão restrições a nível de lotação e serão implementadas as medidas necessárias para garantir a segurança dos espectadores", acrescenta-se em comunicado.

O programa e horários a apresentar em Julho serão comunicados no dia 15 de Junho.

Enquanto a programação não é retomada, ao longo do mês de Junho, continuam a decorrer as iniciativas da plataforma Gestos & Fragmentos com a inserção regular de novos conteúdos e contributo.

Sem comentários: