O Festival de Animação de Lisboa vai apresentar a Monstra em Casa, uma edição online do festival, entre os dias 25 e 31 de Maio. Serão exibidos 169 filmes em 12 sessões e seis masterclasses.
Depois do adiamento do Monstra, o festival, que comemora 20 anos em 2020, vai exibir algumas curtas-metragens em competição - Curtas, Curtíssimas, Estudantes e Portuguesa - através da plataforma Kinow.
Para o director artístico do festival, Fernando Galrito, esta "é uma outra forma de comemorarmos os nossos 20 anos e de levarmos a todos os mais recentes e os melhores filmes de animação do Mundo. Esta é a primeira parte de um festival que pretendemos que possa decorrer nas salas de cinema no final de Setembro, onde, para além de todas as retrospectivas apresentaremos a competição de longas-metragens".
Competição Portuguesa SPA Vasco Granja
São 13 as curtas-metragens a concurso: TIO TOMÁS - A CONTABILIDADE DOS DIAS, de Regina Pessoa; O RAPAZ ROXO, de Alexandre Siqueira; A MÃE DE SANGUE, de Vier Nev; O PECULIAR CRIME DO ESTRANHO SR. JACINTO, de Bruno Caetano; ASSIM MAS SEM SER ASSIM, de Pedro Brito; MARÉ, de Joana Rosa Bragança; NESTOR, de João Gonzalez; TO YOU ON THE EVE OF ISOLATION, de Óscar Ferreira; ODE À INFÂNCIA, de João Monteiro e Luís Vital; ØDELAGT, de Eduarda Duarte; CATARSE, de Margarida Roxo Neves e Tiago Gomes; HALF LOVE, de Inês A. Rodrigues; e CRUELTY FREE, de Tiago Xavier e Cristiane Reis.
Competição de Curtas
Na competição de curtas-metragens, encontram-se títulos como SONHOS ILUSTRADOS, de Koji Yamamura (Japão); MEMORABLE de Bruno Collet (França); MUEDRA, de Cesar Diaz Melendez (Espanha); ou LAST SUPPER, de Piotr Dumala (Polónia).
Competição de Estudantes
Entre os filmes seleccionados para a Competição de Estudantes estão: DAUGHTER, de Daria Kashcheeva; GRAVEDAD, de Matisse Gonzalez e Toufik Abdedaim; ANIMALS, de Tue Sanggaard; ou MEN IN A HURRY, de Thibault Llonch.
Masterclasses
Vão também realizar-se seis masterclasses com nomes da animação mundial: o realizador alemão Raimund Krumme vai falar sobre O desenho e o espaço no cinema de animação; o compositor francês Christophe Herald vai falar do seu trabalho no último filme de Jean François Laguionie, Le Voyage du Prince, longa-metragem que está em competição no Monstra; Arnaldo Galvão vai falar sobre os 100 anos da animação brasileira; Eduard Puertas Anfruns dará uma masterclasse intitulada O stop motion fácil; Burak Sahin apresenta A animação como uma forma de pensar e educar; e o norte-americano Ed Hooks vai falar sobre o acting na animação.
MONSTRINHA na RTP2
Paralelamente, nos dias 30 e 31 de Maio, entre as 8h00 e as 13h00, o Monstra vai programar filmes para os mais novos na RTP2, com títulos Monstrinha Pais e Filhos que iriam ser exibidos nesta edição do festival e de edições anteriores.
Mais informação sobre o Festival de Animação de Lisboa em https://monstrafestival.com/pt/film-festival/.
Sem comentários:
Enviar um comentário