O Auditório do Museu do Oriente regressa aos filmes com o Ciclo Sozinhos Juntos, que se realiza de 28 de Agosto a 19 de Setembro com entrada gratuita, para assinalar os 160 anos de relações diplomáticas entre o Japão e Portugal.
Trata-se de um ciclo de cinema japonês contemporâneo, com sessões às Sextas-feiras e Sábados, às 18h00. O foco são as relações humanas (românticas, familiares, sociais e profissionais) sob o signo da melancolia. Cada filme terá duas sessões em datas distintas.
© Shochiku Broadcasting / Arc Films |
A abrir o ciclo Sozinhos Juntos estará, a 28 de Agosto (repete a 12 de Setembro), The Tokyo night sky is always the densest shade of blue (2017), de Yuya Ishii. O filme passa-se em Tóquio, em 2017, e conta a história de Mika, enfermeira durante o dia, anfitriã de um 'bar feminino' à noite, sujeita a sentimentos de ansiedade e isolamento, e incapaz de expressar ternura para com qualquer pessoa. Já Shinji enfrenta o dia-a-dia como trabalhador da construção civil com uma sensação de destruição iminente, mas que ainda tenta encontrar a fonte de uma esperança inominável que sente por dentro.
Dear Stranger (2017), de Yukiko Mishima, é exibido a 29 de Agosto e 4 de Setembro, e apresenta-nos a um homem de 40 anos que vê a sua vida mudar quando a esposa engravida. Ele já tem uma filha do primeiro casamento, que raramente vê, e duas enteadas do primeiro casamento da esposa. A enteada mais nova está ansiosa por um irmão ou irmã bebé, mas a mais velha não aceita as notícias e de repente decide que quer morar com o pai. Como se isso não bastasse, ele é forçado a sair do cargo elevado na empresa onde está para uma posição inferior.
Os dias 5 e 11 de Setembro estão reservados para Three Stories of Love (2015), de Ryosuke Hashiguchi, que mostra três histórias distintas que trilham um fio de esperança, amor, rejeição e abandono. Atsushi é um trabalhador da construção civil que ficou viúvo após um assassinato não premeditado. O marido de Toko não está interessado nela, nem em como a sua mãe a trata. Shinomiya é um advogado cuja homossexualidade levou a um amor incompatível.
A encerrar o ciclo estará Life on the longboard 2nd wave (2019), de Ichiro Kita, nos dias 18 e 19 de Setembro. A história centra-se em Kotaro Umehara, um surfista, que perante boas ondas, esquecia o trabalho, os compromissos, e assim vivia o seu dia-a-dia em Shonan, com trabalhos precários. Tudo muda no dia em que a namorada o manda embora do apartamento onde moravam.
Entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia e sujeita à capacidade da sala e cumprimentos das normas anti-Covid 19. Mais informações em http://www.museudooriente.pt/3959/sozinhos-juntos.htm#.XzVbGehKjIV.
Sem comentários:
Enviar um comentário