Miss, de Ruben Alves, será o Filme de Abertura e O Meu Primo Desajeitado, de Jan Kounen, marcará o encerramento da 21.ª Festa do Cinema Francês, que começa no dia 8 de Outubro, em Lisboa. O festival estende-se ainda a Oeiras, Almada, Coimbra e Porto.
Miss, de Ruben Alves |
Serão 54 os filmes francófonos apresentados na edição de 2020. A abrir, no dia 8 de Outubro, no Cinema São Jorge, estará Miss, o mais recente filme de Ruben Alves (realizador de A Gaiola Dourada), protagonizado pelo modelo e actor Alexandre Wetter. Ambos marcarão presença na sessão.O Meu Primo Desajeitado, de Jan Kounen, fará as honras de encerramento, no dia 4 de Novembro, no Cinema Trindade, no Porto.
A juntar às sessões especiais deste ano, juntam-se: Cão, de Samuel Benchetrit, O Olhar de Charles, de Marc di Domenico, e Cuidar dos Vivos, de Katell Quillévéré. Em adaptação aos tempos actuais, a Festa do Cinema Francês fará circular alguns dos filmes desta edição pela plataforma Filmin, para que mais pessoas possam acompanhar a programação a partir de casa.
Destaque para a o encontro com Nicole Fernández Ferrer, programadora, arquivista, investigadora e directora do Centre Audiovisuel Simone de Beauvoir, numa conversa em torno do trabalho de Delphine Seyrig, este ano homenageada na Festa. A conversa acontecerá no dia 9 de Outubro, pelas 17h30, na Cinemateca Portuguesa, com a moderação de Maria João Madeira.
Sarah Teper é outro dos nomes confirmados, que virá apresentar um ciclo de oficinas: partindo da sua experiência com diversos realizadores franceses, analisará as diferentes dimensões do trabalho de casting. Por Portugal passarão ainda, Yann Arthus-Bertrand, co-realizador de Mulher, Martin Provost, realizador de Manual da Boa Esposa, e Jean-Paul Salomé, realizador de Agente Haxe.
A edição de 2020 da Festa do Cinema Francês passa por cinco cidades: Lisboa (8 a 21 de Outubro), Porto (26 de Outubro a 4 de Novembro), Oeiras (15, 17 e 18 de Outubro), Coimbra (21 a 24 de Outubro) e Almada (14 a 18 de Outubro). O programa para cada uma das cidades e outras informações sobre o festival em https://www.festadocinemafrances.com/.
Sem comentários:
Enviar um comentário