domingo, 27 de setembro de 2020

Queer Lisboa 24: Vencedores

O Queer Lisboa 24 anunciou os filmes vencedores da sua edição de 2020, este Sábado, dia 26 de Setembro, na Sessão de Encerramento do festival. Lingua Franca, Toutes les Vies de Kojin e Quebramar foram alguns dos premiados da 24.ª edição.


O Júri da Competição de Longas-Metragens, composto por André Tecedeiro e Joana Ascenção, atribuiu o Prémio para a Melhor Longa-Metragem a Lingua Franca, de Isabel Sandoval"pela singularidade e subtileza com que retrata uma realidade de vulnerabilidade e resistência, num contexto contemporâneo extremamente adverso."

O Júri da Competição de Documentários (Catarina Alves CostaMargarida Mercês de Mello Paulo Pascoal) atribuiu o Prémio de Melhor Documentário ao filme Toutes les Vies de Kojin, de Diako Yazdani. Segundo o Júri, o filme "oferece-nos um olhar humano sobre uma realidade que só a cumplicidade com quem está atrás da câmara pode revelar. O lugar da fragilidade imposta, filmada com empatia e força."

O Júri da Competição de Curtas-Metragens (José MagroRicardo Barbosa e Rita Natálio) escolheu Quebramar, de Cris Lyra"pelo mergulho no cuidado comunitário e reparador que conecta as vidas de jovens lésbicas de São Paulo. Um filme líquido atravessado pelas ocupações das escolas secundárias em 2015, pelo candomblé, pela música, pela ternura, e também pelo luto face a um Brasil despedaçado pela sua história política mais recente e pela violência colonial e racista que marca a sua fundação histórica."

Foi concedida ainda uma Menção Especial a Aline, de Simon Guélat"pela desconstrução das histórias amorosas tendencialmente heteronormativas que ocupam o imaginário da literatura clássica, e pela celebração de um amor que escusa rótulos. Uma ficção esteticamente irrepreensível, sobre a liberdade e a urgência de finais felizes." O mesmo júri avaliou a competição In My Shorts, onde escolheu Why do I Feel Like a Boy?, de Kateřina Turečková.

O júri da Competição Queer Art (Hugo DinizSérgio Braz d'Almeida e Sónia Baptista) atribuiu o prémio a Santos, de Alejo Fraile. Foi entregue ainda uma Menção Especial a Hiding in the Lights, de Katrina Daschner.

Queer Lisboa 25 já tem data anunciada: acontecerá de 17 a 25 de Setembro de 2021. Mais informações sobre o festival em http://queerlisboa.pt/.

Palmarés:

Competição de Longas-Metragens
Melhor Filme: Lingua Franca, de Isabel Sandoval (EUA, Filipinas, 2019)

Competição de Documentários
Melhor Filme: Toutes les Vies de Kojin, de Diako Yazdani (França, 2019)

Competição de Curtas-Metragens
Melhor Filme: Quebramar, de Cris Lyra (Brasil, 2019)

Menção Especial: Aline, de Simon Guélat (França, Suíça, 2019)

Competição In My Shorts
Melhor Filme: Why do I Feel Like a Boy?, de Kateřina Turečková (República Checa, 2019)

Competição Queer Art
Melhor Filme: Santos, de Alejo Fraile (Argentina, 2019)

Menção Especial: Hiding in the Lights, de Katrina Daschner (Áustria, Itália, Espanha, Alemanha, 2020)

Sem comentários: