*7/10*
Chelas nha kau é um filme que resulta da colaboração dos Bataclan 1950 e dos Bagabaga Studios. Trata-se de um documentário colectivo e experimental, filmado entre 2016 e 2019, que mostra, sem preconceitos, como é crescer e viver em Chelas.
"O que significa ser jovem na Zona J? Chelas nha Kau nasce da vontade de um grupo de amigos contar a sua história e a do bairro onde vive. Com um olhar que parte de dentro, acusam 'os de fora' de se basearem nos preconceitos veiculados nos media. Mas, no filme, dão-lhes uma segunda oportunidade: 'Vêem um bairro problemático, pensam logo isso, mas não… Venham cá ver como é que é'."
Chelas nha kau partilha as filmagens com os moradores de Chelas, dando-lhes a autonomia e a liberdade criativa para gravar até os momentos mais simples de convívio, desafiando-se também a perguntar e a responder sobre temas que lhes dizem muito, e a reflectirem sobre a importância que os Bataclan 1950 tiveram na sua vida.
Conhecemos as mães incansáveis e sempre preocupadas, a dedicação dos membros do Bataclan 1950, denunciam-se a escassez de oportunidades, a abundância dos preconceitos e a violência policial.
A união entre todas as zonas de Chelas é o principal motor destes jovens, que querem promover a comunhão de ideias e de experiências, longe de rivalidades, valorizando também o bairro, desligando-o da má fama que herdou de outros tempos. Muito disto tem sido concretizado através da música que criam - e o documentário é rico em mostrar-nos processos de criação, improvisação e concerto -, cujo tema que mais se notabilizou foi Chelas City, cujo videoclip, também exibido no Doclisboa, pode ser visto aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário