*6/10*
O Doclisboa 2020 trouxe ao seu público Kubrick by Kubrick, de Gregory Monro. O documentário percorre a filmografia de Stanley Kubrick através das palavras do próprio, a partir de entrevistas do jornalista e crítico Michel Ciment ao cineasta.
"Nunca se poderá medir o legado de Stanley Kubrick ao cinema. Foi um gigante no seu campo e as suas extraordinárias produções assemelham-se a obras de arte cristalinas, estudadas tanto por alunos como por mestres, todos em busca de respostas por cuja relutância em dar o seu criador era famoso. Apesar de ser um dos cineastas mais analisados de sempre, era raro ter a oportunidade de ouvir o próprio a falar – até agora."
Monro merece elogios pelo trabalho sonoro do filme, fazendo com que reaprendamos a ouvir - e é Kubrick quem fala, o homem que não gostava de dar entrevistas. Ao mesmo tempo, acompanhamos a conversa entre realizador e jornalista com excertos dos seus filmes, tudo complementado com imagens de arquivo de entrevistas com actores e técnicos.
Kubrick by Kubrick é mais um documentário sobre o fotógrafo que se tornou um dos mais geniais cineastas da História do Cinema. Não acrescenta nada de verdadeiramente notável sobre o que conhecemos do cineasta, mas consegue destacar-se por utilizar a sua voz. É mais um filme para lembrar a falta que Kubrick nos faz.
Sem comentários:
Enviar um comentário