O primeiro momento do Doclisboa 2020 começa já amanha, 22 de Outubro, prolongando-se até 1 de Novembro, sob o tema Sinais. O Hoje Vi(vi) um Filme destaca alguns títulos que não deves perder na 18.ª edição do festival lisboeta.
Nheengatu - A Língua da Amazónia, de José Barahona
"Ao longo de uma viagem no alto Rio Negro, na Amazónia profunda, o realizador busca uma língua imposta aos índios pelos antigos colonizadores. Através desta língua misturada, o nheengatu, e dividindo a filmagem com a população local, o filme constrói-se no encontro de dois mundos."
22 OUT / 21h30 Culturgest
23 OUT / 15h00 - SESSÃO PARA ESCOLAS ABERTA AO PÚBLICO - Cinema São Jorge
Mon Amour, de David Teboul
"A história de um homem em viagem aos confins da Sibéria. Conheceu o amor há 10 anos, em Paris, mas perdeu-o. Poderá esta paisagem gelada e os seus habitantes devolver-lho? Vai pedir aos homens e mulheres que habitam nessas aldeias siberianas para lhe contarem a sua própria experiência do amor. São as pessoas que conhecem o desastre, o frio e o álcool. Aqueles que também dizem 'Meu amor'."
23 OUT / 21h00 Culturgest
Work or to Whom Does the World Belong (El trabajo o a quién le pertenece el mundo), de Elisa Cepedal
"Uma zona residencial volta a ser um campo de batalha nos confrontos entre grevistas e Polícia. Após o fracasso da última greve, os trabalhadores têm de escolher entre a acção e a apatia. O filme observa uma comunidade mineira pelo prisma da etnoficção enquanto esta negoceia o declínio da mesma indústria que permitiu o seu surgimento. Um longo período de desindustrialização que afecta a região inteira dá lugar a uma paisagem decadente de bocas de minas e aterros de entulho."
23 OUT / 19h00 Cinema São Jorge
30 OUT / 15h00 SESSÃO PARA ESCOLAS ABERTA AO PÚBLICO - Cinema São Jorge
É rocha e rio, Negro Leo, de Paula Gaitán
"Uma tarde com o músico, compositor, poeta, sociólogo e pensador Negro Leo. Ele expressa as suas ideias sobre o desenvolvimento da música bem como sobre a política brasileira e internacional, a ascensão das religiões neopentecostais e a sua obsessão pelas redes sociais, fazendo um paralelo com a sua própria vida."
24 OUT / 16h00 - Culturgest
Guerra, de José Oliveira e Marta Ramos
"A partir da rememoração de um professor de língua portuguesa na actualidade, vamos seguir Manuel, o seu pai, ex-combatente da guerra colonial, constantemente atormentado por essas lembranças. Iremos com ele até ao fundo dos lugares físicos que o obcecam – dos quartéis da formação até aos lagos e jardins da sua juventude e enamoramento – bem como ao abismo da sua memória – a guerra e a paixão juntas, indestrinçáveis, numa batalha que pergunta ou grita as imemoriais dúvidas existenciais."
24 OUT / 21h30 - Culturgest
Chelas Nha Kau, de Bataclan 150 e Bagabaga Studios
«“Dizes que Chelas é isto, dizes que Chelas é aquilo… Cala-te, estás a disparatar.” É com o ritmo e as rimas da sua música rap que os Bataclan 1950 nos deixam entrar no seu mundo. Mas o aviso foi feito: deixar os preconceitos à porta. Chelas nha kau (Chelas meu lugar) é um caleidoscópio de gravações feitas entre 2016 e 2019. Um filme que revela vários aspectos do que significa ser jovem num bairro de habitação social e nos deixa entrar no mundo de um grupo de amigos para quem “Chelas é a capital de Lisboa e Lisboa é a capital de Portugal”.»
25 OUT / 16h00 - Culturgest
26 OUT / 15h00 - SESSÃO PARA ESCOLAS ABERTA AO PÚBLICO - Cinema São Jorge
Kubrick by Kubrick, de Gregory Monro
"Nunca se poderá medir o legado de Stanley Kubrick ao cinema. Foi um gigante no seu campo e as suas extraordinárias produções assemelham-se a obras de arte cristalinas, estudadas tanto por alunos como por mestres, todos em busca de respostas por cuja relutância em dar o seu criador era famoso. Apesar de ser um dos cineastas mais analisados de sempre, era raro ter a oportunidade de ouvir o próprio a falar – até agora."
25 OUT / 19h00 - Culturgest
The Disrupted, de Sarah Colt
"O que têm em comum um fazendeiro no Kansas, um operário despedido no Ohio e uma motorista da Uber na Florida? São os três optimistas expeditos que se esforçam por se adaptar e prosperar apesar das forças desumanizantes em acção na economia americana. Ao encararem os entraves com coragem, alguns ideais permanecem sagrados para os heróis do filme: família, amor e manter-se forte perante a adversidade. Em última instância, The Disrupted revela uma experiência americana colectiva de desafio financeiro, resiliência familiar e a busca do propósito e da dignidade do trabalho."
27 OUT / 19h00 - Cinema São Jorge
28 OUT / 15h00 - SESSÃO PARA ESCOLAS ABERTA AO PÚBLICO - Cinema São Jorge
Love at First Sight (Erti nakhvit sheqvareba), de Rezo Esadze
"O amor à primeira vista, constante e não correspondido de um adolescente azeri por uma rapariga bielorrussa dois anos mais velha. O filme teve uma produção turbulenta e a versão final acabou interditada, não pelo seu tom por vezes excêntrico e suave erotismo, ou pela autoria de um argumentista caído em desgraça, mas pela desavença entre Essadze e um burocrata a propósito de uma cena secundária. Uma obra invulgar a redescobrir."
29 OUT / 15h30 - Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema
Underground, de Jeong-keun Kim
"Há muitas pessoas nas composições do metropolitano a correr sem fim de um lado para o outro no centro da cidade. Há pessoas que gerem este espaço condigno 'subterrâneo' quando toda a gente passa pelo subsolo para a vida 'em terra' de forma apressada. Sob o mundo ruidoso de hoje, aproximamo-nos delas, para ver como é a vida debaixo da terra."
29 OUT / 19h00 - Cinema São Jorge
Toda a informação sobre o Doclisboa 2020 em https://doclisboa.org/2020/.
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