25-abril-billboard

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

LEFFEST 2020 revela destaques da programação

O LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival anunciou alguns dos destaques da programação da sua 14.ª edição. O evento acontece de 13 a 22 de Novembro. 2001 – Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, é o ponto de partida para a edição de 2020 do festival.

A Selecção Oficial Em Competição conta com 10 títulos: Dear Comrades!, de Andrey KonchalovskiyEffacer L’Historique, de Benoît Delépine e Gustave KervernIn the Dusk, de Sharunas BartasMalmkrog, de Cristi PuiuOrphea, de Alexander Kluge e KhavnSportin’ Life, de Abel FerraraThe Best is yet to Come, de Jin Wang; The World to Come, de Mona FastvoldUn Soupçon d’Amour, de Paul Vecchiali; e Undine, de Christian Petzold.

Fora de Competição estão já confirmados títulos como Charlatan, de Agnieszka Holland; Falling, de Viggo Mortensen (apresentado pelo realizador); Kajillionaire, de Miranda JulyMainstream, de Gia CoppolaPassion Simple, de Danielle ArbidRifkin’s Festival, de Woody AllenSiberia, de Abel FerraraThe Human Voice, de Pedro AlmodóvarBeginning, de Dea KulumbegashviliNomadland, de Chloé Zhao (apresentado pela realizadora e por Francis McDormand, através de videoconferência); e There is No Evil, de Mohammad Rasoulof.

As Homenagens e Retrospectivas desta edição do LEFFEST visam a obra de Paul Thomas AndersonWong Kar-Wai e Clément Cogitore, e ainda haverá espaço para uma Homenagem à Cinemateca Francesa: As Escolhas de Frédéric Bonnaud.

O júri do festival será composto por Peter Handke, Prémio Nobel da Literatura em 2019; Frédéric Bonnaud, director da Cinemateca Francesa; Gabriel Abrantes, realizador; Neville Wakefield, curador de arte e escritor; e Cecilia Bengolea, bailarina, coreógrafa e artista visual.

O ciclo temático Os Olhares em Confronto, com curadoria de Alexey Artamonov, Denis Ruzaev e Ines Branco López, coloca diversas questões, através de um conjunto de filmes apresentados em sete sessões duplas.

O Simpósio As Artes e o Público no Mundo Pós-pandemia pretende levantar diversas questões sobre o futuro que nos aguarda após as mudanças profundas que a pandemia tem e continuará a causar nas artes e na cultura. Haverá ainda um segundo simpósio deste ano ganha forma ao comemorar o 25.º aniversário de Sintra como património mundial da UNESCO - Património e Sociedade. Princípios, pensamento e acção.

A rúbrica CINEMART estará de regresso a par de várias Sessões Especiais. Nos eventos, destaque para  Salvador Sobral, que apresentará o programa Noche de Ronda, com um concerto e exibição de dois filmes mexicanos: Os Esquecidos, de Luis Buñuel, e E a Tua Mãe Também, de Alfonso Cuarón. Já a Cerimónia de Entrega de Prémios LEFFEST 2020 será marcada por um concerto da Orquestra Municipal de Sintra - D. Fernando II.

De entre os convidados já conhecidos desta edição, destaque para os realizadores Paul Vecchiali e Christian Petzold, a realizadora Mona Fastvold, o actor Jean-Philippe Puymartin, a actriz Lilith Stangenberg, o realizador e actor Mathieu Amalric, entre outros a anunciar.


Mais informações sobre o Lisbon & Sintra Film Festival em https://www.leffest.com/.

Sem comentários: