O LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival anunciou alguns dos destaques da programação da sua 14.ª edição. O evento acontece de 13 a 22 de Novembro. 2001 – Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, é o ponto de partida para a edição de 2020 do festival.
A Selecção Oficial Em Competição conta com 10 títulos: Dear Comrades!, de Andrey Konchalovskiy; Effacer L’Historique, de Benoît Delépine e Gustave Kervern; In the Dusk, de Sharunas Bartas; Malmkrog, de Cristi Puiu; Orphea, de Alexander Kluge e Khavn; Sportin’ Life, de Abel Ferrara; The Best is yet to Come, de Jin Wang; The World to Come, de Mona Fastvold; Un Soupçon d’Amour, de Paul Vecchiali; e Undine, de Christian Petzold.
Fora de Competição estão já confirmados títulos como Charlatan, de Agnieszka Holland; Falling, de Viggo Mortensen (apresentado pelo realizador); Kajillionaire, de Miranda July; Mainstream, de Gia Coppola; Passion Simple, de Danielle Arbid; Rifkin’s Festival, de Woody Allen; Siberia, de Abel Ferrara; The Human Voice, de Pedro Almodóvar; Beginning, de Dea Kulumbegashvili; Nomadland, de Chloé Zhao (apresentado pela realizadora e por Francis McDormand, através de videoconferência); e There is No Evil, de Mohammad Rasoulof.
As Homenagens e Retrospectivas desta edição do LEFFEST visam a obra de Paul Thomas Anderson, Wong Kar-Wai e Clément Cogitore, e ainda haverá espaço para uma Homenagem à Cinemateca Francesa: As Escolhas de Frédéric Bonnaud.
O júri do festival será composto por Peter Handke, Prémio Nobel da Literatura em 2019; Frédéric Bonnaud, director da Cinemateca Francesa; Gabriel Abrantes, realizador; Neville Wakefield, curador de arte e escritor; e Cecilia Bengolea, bailarina, coreógrafa e artista visual.
O ciclo temático Os Olhares em Confronto, com curadoria de Alexey Artamonov, Denis Ruzaev e Ines Branco López, coloca diversas questões, através de um conjunto de filmes apresentados em sete sessões duplas.
O Simpósio As Artes e o Público no Mundo Pós-pandemia pretende levantar diversas questões sobre o futuro que nos aguarda após as mudanças profundas que a pandemia tem e continuará a causar nas artes e na cultura. Haverá ainda um segundo simpósio deste ano ganha forma ao comemorar o 25.º aniversário de Sintra como património mundial da UNESCO - Património e Sociedade. Princípios, pensamento e acção.
A rúbrica CINEMART estará de regresso a par de várias Sessões Especiais. Nos eventos, destaque para Salvador Sobral, que apresentará o programa Noche de Ronda, com um concerto e exibição de dois filmes mexicanos: Os Esquecidos, de Luis Buñuel, e E a Tua Mãe Também, de Alfonso Cuarón. Já a Cerimónia de Entrega de Prémios LEFFEST 2020 será marcada por um concerto da Orquestra Municipal de Sintra - D. Fernando II.
De entre os convidados já conhecidos desta edição, destaque para os realizadores Paul Vecchiali e Christian Petzold, a realizadora Mona Fastvold, o actor Jean-Philippe Puymartin, a actriz Lilith Stangenberg, o realizador e actor Mathieu Amalric, entre outros a anunciar.
Mais informações sobre o Lisbon & Sintra Film Festival em https://www.leffest.com/.
Sem comentários:
Enviar um comentário