segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Crítica: Small Axe - Mangrove (2020), de Steve McQueen

*6.5/10*

Small Axe é o conjunto de cinco filmes de Steve McQueen, com histórias independentes entre si, mas todos com uma temática comum: a comunidade das Índias Ocidentais em Londres, do final dos anos 1960 até meados dos anos 1980.

Mangrove é a primeira longa-metragem desta colecção, e baseia-se em acontecimentos reais.

"O filme centra-se em Frank Crichlow (Shaun Parkes), dono do restaurante caribenho Mangrove de Notting Hill, uma animada base comunitária para moradores, intelectuais e activistas. Durante um período de terror racista, a polícia local invadia Mangrove constantemente, levando Frank e a comunidade local a irem para as ruas num protesto pacífico em 1970. Quando nove homens e mulheres, incluindo Frank, a líder do Movimento dos Panteras Negras britânicos, Altheia Jones-LeCointe (Letitia Wright) e o activista, Darcus Howe (Malachi Kirby), são presos injustamente e acusados ​​de incitação a tumultos, segue-se um julgamento mediático, levando a uma vitória difícil para aqueles que lutam contra a discriminação."

Um início cheio de poder para esta antologia cinematográfica de McQueen. Mangrove é um hino anti-discriminação e anti-racismo. Um filme que clama justiça e igualdade perante a Lei e a Sociedade, Mangrove é mais uma denúncia da História vergonhosa que perdurou nos países colonizadores, mesmo depois da independência das colónias.

A corrupção da polícia de Notting Hill, as detenções ilegais e o clima de horror que se vivia nas ruas e dentro do restaurante de Frank Crichlow são captadas com realismo pela câmara do realizador. A preparação do julgamento, as reuniões da defesa - com tantas opiniões distintas sobre qual a melhor forma de agir perante o juiz conservador -, a tentativa de reunir um júri totalmente negro, os depoimentos em tribunal, alegações e todas as tensões que se geraram ao longo de várias semanas de julgamento, tudo é exemplarmente reconstituído em Mangrove.

Um elenco competente e cheio de emoção - com nomes como Shaun ParkesLetitia Wright, Malachi Kirby, Rochenda Sandall, etc. - em muito contribuiu para o resultado final do filme.

Um início empoderador para os capítulos que se seguem de Small Axe.

Sem comentários: