segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Doclisboa'20: Making a Living in the Dry Season (2016), de Inês Ponte

*8/10*

Making a Living in the Dry Season, de Inês Ponte, faz parte do momento Deslocações do Doclisboa'20, e leva-nos numa viagem com uma forte componente antropológica - a área de formação da realizadora.

"Passado numa aldeia serrana, o filme é um retrato íntimo da vida quotidiana de uma família que vive da agricultura e da pastorícia na província do Namibe, em Angola. A realizadora pede à sua anfitriã, Madukilaxi, para usar a sua mestria e fazer uma boneca. O filme aborda uma noção dupla de trabalho durante a estação seca: produzir a boneca e ganhar a vida. Lipuleni, a filha pequena de Madukilaxi, acompanha o trabalho duplo e as três comemoram os seus esforços com um banquete."

Inês Ponte passou oito meses com a família que acompanha neste documentário e vemos a proximidade que criou com Madukilaxi, a mãe, e Lipuleni, a filha, assim como a curiosidade mútua pelo que cada uma traz de novo à vida das outras.

A realizadora acompanha o dia-a-dia de Madukilaxi no trabalho duro no campo, na viagem até ao poço para buscar água, na preparação da lenha para a produção de carvão, no trabalho com o gado. Nos tempos livres, a anfitriã dedica-se à produção de uma boneca que Inês Ponte lhe pediu para fazer, sempre sob o olhar atento da filha Lipuleni.

Ao mesmo tempo que Making a Living in the Dry Season faz o retrato da vida desta família, mostra também como a seca - foram cerca de 230 dias sem chuva - obrigou a mudar a forma de subsistência daquelas pessoas.

Sem comentários: