25-abril-billboard

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Opinião: Minisséries - O Colapso / L’Effondrement (2019)

*7.5/10*

A minissérie francesa O Colapso (L’Effondrement) chegou hoje à plataforma de streaming Filmin. O grupo de realizadores, Les ParasitesJérémy Bernard, Guillaume Desjardins e Bastien Ughetto -, não anteciparam a pandemia, mas uma outra forma de caos, bem pior do que a que vivemos na realidade. O Colapso é um escape para quem gosta do género. São oito episódios de cerca de 20 minutos cada, filmados num único plano-sequência, mostrando o passar dos dias, em vários locais de França, desde o dia em que o sistema colapsou.

"O que aconteceria ao planeta e à nossa sociedade se o sistema entrasse em colapso amanhã? Quais os princípios que regeriam esta nova normalidade: a entreajuda, a igualdade ou a sobrevivência? Seria o fim da Humanidade ou talvez a única hipótese de reformar uma sociedade capitalista que aparenta ter os dias contados?"

Nesta minissérie, "acontecimentos dos quais desconhecemos as causas e origens, provocaram o colapso da sociedade francesa. Este é o gatilho que desencadeia um conjunto de histórias em diferentes localizações, nascidas de perspetivas díspares, tendo como fio condutor o desespero de quem tenta sobreviver a qualquer custo."

A tensão é crescente, e desde o primeiro episódio que sabemos que algo não está bem. Muitos dos receios que temos visto em filmes, séries ou livros de catástrofes vão surgindo, neste ou naquele momento. A sobrevivência a qualquer custo é mesmo o motor das acções das personagens, mas há excepções, onde o altruísmo é mais forte. E aí O Colapso consegue surpreender-nos.

O título de cada episódio localiza-o no espaço e no tempo: Le Supermarché (O Super-mercado)La Station-service (A Estação de Serviço)L'Aérodrome (O Aeródromo)Le Hameau (A Aldeia)La Centrale (A Central)La Maison de Retraite (A Residência)L'ïle (A Ilha)L'Émission (A Emissão).

A opção de filmar os episódios em plano-sequência é o que mais distingue O Colapso. A câmara coloca-nos no centro dos acontecimentos, faz-nos correr, esconder, subir e descer escadas, lutar, desesperar. Ao vivermos cada momento em "tempo real", cada episódio é sentido com uma intensidade acima da média, apelando a sentimentos e emoções distintos, entre a angústia, a adrenalina, a revolta e a esperança. Ao longo dos oito episódios, há personagens que reencontramos com o passar dos dias no seu trajecto em busca da sobrevivência - seja qual for a sua classe social ou profissão, todos estão na mesma luta contra o tempo.

O Colapso está nomeado para Melhor Telefilme/Minissérie nos Emmy International 2020, cuja cerimónia acontece no próximo dia 23 de Novembro.

Sem comentários: