25-abril-billboard

sábado, 21 de novembro de 2020

Utopia - UK Portuguese Film Festival'20: Cinema gratuito e online de 21 a 28 de Novembro

A 11.ª edição do Utopia - UK Portuguese Film Festival acontece de 21 a 28 de Novembro, inteiramente on-line, gratuito e para o mundo inteiro. O programa conta com 41 filmes, entre curtas e longas-metragens, e 12 conversas.

A abrir o festival, às 20h30, está a sessão 6 Curtas / 6 Realizadoras, que mostra o trabalho de três realizadoras de Portugal e três realizadoras do Brasil, com a presença de Leonor Noivo, Margarida Leitão, Ana Flávia Calvacanti e Mari Moraga, numa conversa moderada por Érica Faleiro Rodrigues e Fernanda Franco. Compõem esta sessão os filmes: Tudo o que Imagino, de Leonor Noivo; Lora, de Mari Moraga; A Mulher Ideal, de Margarida Leitão; , de Ana Flavia CavalcantiAquaparque, de Ana Moreira; e O Dia De Jerusa, de Viviane Ferreira.

Assim Mas Sem Ser Assim


Domingo, 22 de Novembro, é dia de Curadoria Aberta. Às 17h00 é a Monstra que toma as rédeas do festival, com a exibição de Porque É Este O Meu Ofício, de Paulo MonteiroSmolik, de Cristiano Mourato; Shsh Sintonia Incompleta, de Mário Jorge Neves; Com Uma Sombra Na Alma, de Fernando Galrito e João Ramos; Fado Do Homem Crescido, de Pedro Brito; 28 De Outubro, de  Tiago Albuquerque; Razão Entre Dois Volumes, de Catarina Sobral; e Assim Mas Sem Ser Assim, de Pedro Brito. Segue-se o MOTELx, às 20h00, que exibira os vencedores do Prémio MOTELx - Melhor Curta Portuguesa nos últimos seis anos do festival: Miami, de Simão Cayatte; Post-Mortem, de Belmiro Ribeiro; Thursday Night, de Gonçalo Almeida; A Estranha Casa Na Bruma e Erva Daninha, ambos de Guilherme Daniel; e Mata, de Fábio Rebelo. Após a sessão, segue-se uma conversa com os realizadores.

No dia 23 de Novembro, o Utopia traz aos espectadores o Foco Cinema Pernambucano, às 17h30 com a exibição de Tempestade, de Fellipe Fernandes, e King Kong En Asunción, de Camilo Cavalcante. Às 20h30, será exibido Açúcar, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira, ao que se seguirá uma conversa com os realizadores.

No dia seguinte, 24 de Novembro, às 15h00 haverá a sessão Novas Lentes do Cinema em Moçambique, com curadoria de Ana Cristina Pereira, com os filmes Uma Memória em Três Atos, de Inadelso Cossa, e Entre Eu e Deus, de Yara Costa. Segue-se, pelas 18h00, a sessão No Dia do Primeiro Fogo: Experimentações e Cosmovisões, com curadoria de Raquel Schefer, que conta com os títulos Itan, de Clara Cosentino e Luara Learth, e A Idade da Pedra, de Ana Vaz. Às 20h00, Leonor Areal sugere O Cinema Utópico de Manuel Guimarães, com a exibição do documentário Nasci Com A Trovoada - Autobiografia Póstuma De Um Cineasta.

Mata

Videogames e Realidade Virtual é o tema do dia 25 de Novembro. Às 18h30, Filipe Luz conduz uma sessão que aborda a temática Ficção Explodida: Narrativas Especulativas, Design e Jogo, e às 20h30, Almir Almas, Deisy Fernanda Feitosa e Lyara Oliveira falam sobre Narrativas Imersivas: VR, XR e 360ºArte no Ecrã é o tema de 26 de Novembro no Festival Utopia, com curadoria do IndieLisboa, às 18h30. Serão exibidos os filmes 3 Anos Depois, de Marco Amaral, e Bostofrio, où le ciel rejoint la terre, de Paulo Carneiro. Já o Cinema Experimental estará em foco às 21h00, com Solon, de Clarissa Campolina, e Dois, de Rui Mourão.

O Cinema Político chega no dia 27 de Novembro, às 18h30, com Servidão e, às 20h00, Pureza, longas-metragens de Renato Barbieri. A fechar o festival, no Sábado, 28 de Novembro, o Cinema Português vai estar em debate às 16h00, com Luís Urbano e Gonçalo Galvão Teles. A partir das 21h00, terá lugar a exibição das oito curtas-metragens da competição para estudantes de países da CPLP, e posterior entrega do Prémio Noémia Delgado ao filme vencedor.

Os links de acesso às sessões serão disponibilizados no site (https://www.festival-utopia.org/programa) no dia do evento. Alguns filmes necessitam de registo antecipado.

Sem comentários: