domingo, 13 de dezembro de 2020

Atlàntida Film Fest 2020: Banksy Most Wanted (2020), Seamus Haley, Laurent Richard & Aurelia Rouvier

*7.5/10*

Em Banksy Most Wanted, Seamus Haley, Laurent Richard e Aurelia Rouvier trazem uma nova abordagem ao mítico artista, cuja identidade continua desconhecida, revisitando algumas das suas obras mais marcantes, mas também analisando as diversas investigações jornalísticas que tentam chegar ao verdadeiro homem por detrás das obras de arte de intervenção.

"Banksy é um nome familiar, mas que oculta uma infinidade de identidades, obras, acrobacias, declarações políticas, levando a um dos maiores enigmas do mundo da arte atual: Quem é Banksy?Através dos testemunhos de quem o conhece e que trabalhou com ele, mas também daqueles que o exploram, o caçam. Banksy Most Wanted desenha um profundo retrato deste Robin Hood mascarado."

Dos que lucram à conta das suas obras, às causas que tem ajudado (especialmente por chamar a atenção dos media para situações que de outra forma passariam despercebidas), passando pelos que o admiram ou trabalharam com ele, culminando nos jornalistas e investigadores que têm passado anos a seguir pistas que levem à verdadeira identidade do artista, Bansky Most Wanted é uma nova forma de melhor conhecer o mito.

Desta vez, são testemunhos e análises externas que revelam pormenores da actuação do artista e das histórias que rodeiam algumas das suas intervenções. Há quem o adore, quem o menospreze e quem desconfie. Uma alternativa complementar ao que já conhecemos em Exit Through the Gift Shop, o documentário supostamente realizado pelo verdadeiro Banksy.

Seamus Haley, Laurent Richard e Aurelia Rouvier são capazes de construir um documentário dinâmico e provocador. Seja ou não seja o Robin Hood da arte urbana, certo é que Banksy continuará a criar enredo para mais investigações ou teorias da conspiração, sendo, provavelmente, o anónimo mais admirado e influente da nossa era - e procurado, claro.

Sem comentários: