quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Doclisboa'20: Underneath / En contrebas (2019), de Ugo Arsac

*7/10*


Ugo Arsac leva-nos numa viagem ao subsolo de Paris em En contrebas (Underneath), aventurando-se ao lado do jovem e corajoso protagonista, Salvador Morgenstern, no seu (sub)mundo mágico.

"Uma viagem misteriosa pela escuridão do submundo parisiense: túneis, galerias, esgotos. Levado por uma vontade de arquivar e confrontar a profundidade, um jovem equipado com uma corda atravessa órgãos, artérias e membros abandonados da capital."

Um documentário claustrofóbico, que vagueia por túneis estreitos, desce pontes, explora galerias, vagueia entre canos e fios, e foge quando a situação parece complicar - seja por estarem quase a ser apanhados por gente ou por gases desconhecidos.

E tanto nos túneis do metro, pelo meio dos dejectos, junto das ratazanas, ou nas galerias espaçosas onde se encontram os mais variados objectos, En contrebas faz aumentar a adrenalina, e também a plateia se contorce na cadeira para conseguir passar pelas aberturas mais pequenas ou menos corredores mais apertados.

A rebeldia de Salvador parece-se mais com uma admiração pelo submundo. Ele fala da sua experiência com um endeusamento apaixonado, conferindo-lhe uma espiritualidade que nem todos conseguirão compreender. A cidade é, a seu ver, entendida como um corpo, e é ali debaixo que estão os seus órgãos e artérias. É isso que é importante conhecer para o protagonista, é ali que se encontra a intimidade com Paris.

Sem comentários: