sábado, 15 de maio de 2021

Doclisboa'21 regressa de 21 a 31 de Outubro com retrospectiva de Ulrike Ottinger

O Doclisboa 2021 regressa de 21 a 31 de Outubro, retomando o formato original de 11 dias, com as secções e competições habituais, e dedicará uma retrospectiva completa à cineasta, fotógrafa e artista alemã Ulrike Ottinger.

Ottinger passou a maior parte da década de 60 em Paris, onde estudou história da arte, religião e etnologia. Desenvolveu uma filmografia composta por 26 obras sobre diferentes tópicos como o feminismo, queer ou pós-colonialismo, e que expressam um olhar singular no movimento do Novo Cinema Alemão. O Doclisboa'21 recupera ainda a secção Passagens com uma exposição de fotografias com o trabalho da artista, no Museu do Oriente. A retrospectiva terá a curadoria de Boris Nelepo.

Até Outubro, o Doclisboa continuará a desenvolver e a apresentar outras actividades. A Mostra Origens - Práticas e Tradições no Cinema terá lugar no Cinema Ideal entre 27 de Maio e 2 de Junho, data em que será entregue o Prémio Fundação Inatel para Melhor Filme de Temática Associada a Práticas e Tradições Culturais e ao Património Imaterial da Humanidade

Entre 19 e 25 de Julho O cinema para uma luta anti-racista, a curadoria da SOS Racismo, ocupará o Padrão dos Descobrimentos com uma programação de filmes e conversas que promete recuperar o debate sobre o racismo na sociedade portuguesa.

Mais informações sobre o Doclisboa em https://doclisboa.org/.

Sem comentários: