25-abril-billboard

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Crítica: O Espião Inglês / The Courier (2020)

"Greville, we are only two people. But this is how things change."

Oleg Penkovsky

*6/10*

O Espião Inglês, de Dominic Cooke, é um thriller de espionagem, baseado num caso real que ocorreu durante a Guerra Fria, juntando-se assim à longa filmografia do género. Benedict Cumberbatch surge ao comando da longa-metragem e, mais uma vez, é a maior força do filme.

"Trata-se da história do modesto empresário britânico Greville Wynne (Benedict Cumberbatch), recrutado para ajudar num dos maiores conflitos internacionais da História. A pedido do MI-6 britânico e de uma agente da CIA (Rachel Brosnahan), ele cria uma parceria secreta e perigosa com o oficial soviético Oleg Penkovsky (Merab Ninidze), num esforço para obter informações cruciais para prevenir um confronto nuclear e desanuviar a Crise dos mísseis de Cuba."

Para além do foco na operação levada a cabo pelo empresário inglês na Rússia e todo o contexto histórico relacionado, O Espião Inglês destaca também a relação de amizade e respeito que se cria entre Wynne e Penkovsky. A história é simples e pouco original, mas bem construída, capaz de um crescendo envolvente, lembrando, em alguns momentos, A Ponte dos Espiões, de Steven Spielberg - até mesmo visualmente.


Benedict Cumberbatch e Merab Ninidze destacam-se tanto individualmente como em dupla, com uma segurança e empatia realistas, criando uma relação de amizade inesperada entre as suas personagens, unidas pelos mesmos ideais. A exigência física da prestação de Cumberbatch é evidente e confirma o empenho que o actor coloca em cada projecto.

Dominic Cooke trouxe ao grande ecrã uma história de espionagem cheia de boas intenções e mensagens fortes, mas está longe de se destacar entre os seus pares.

Sem comentários: