segunda-feira, 21 de junho de 2021

NOMA AZORES - Festival Internacional de Cinema de Direitos Humanos apresenta primeiras confirmações

O NOMA AZORES - Festival Internacional de Cinema de Direitos Humanos anunciou as primeiras confirmações desta primeira edição, a ter lugar em Ponta Delgada, entre os dias 27 e 31 de julho. 

Fora de competitivo, o programa de curtas integra agora dois filmes internacionais, Tahiti e La chambre, ambos de Latifa Said, e um filme regional, Novos Vizinhos: Um só Deus, de Bruno Correia. São três curtas-metragens "que têm como foco a emigração, as condições de vida dos migrantes e as suas relações com as populações dos locais em que estão inseridos", explica a organização em comunicado. 

Foram ainda anunciados alguns nomes que farão parte de um ciclo de conversas que integrará o festival: a actriz Ana Lopes,  a activista Carolina Brito e o realizador e produtor Filipe Tavares, marcarão presença no Teatro Micaelense, a 27, 28 e 30 de Julho, respectivamente.

Depois de um percurso como fotojornalista, a franco-argelina Latifa Said estreou-se no cinema com Jours intranquilles, curta escrita e realizada por ela. Com interesse pelos temas relacionados os direitos humanos, a realizadora traz aos Açores duas obras: Tahiti (2018), integralmente rodada em Argel, sobre a vida de um emigrante ilegal dos Camarões, e La chambre (2019), sobre a integração dos emigrantes do Maghreb em França. Novos Vizinhos: Um só Deus, do açoriano Bruno Correia, regressa agora ao grande ecrã, depois de estreada na RTP. O filme acompanha o surgimento da primeira mesquita do Atlântico Norte, localizada na baixa de Ponta Delgada, nos Açores. Apesar de todas as diferenças, um vizinho da mesquita, perdido numa existência solitária, ousa descobrir semelhanças entre as crenças espirituais de muçulmanos e cristãos. 

Mais informações em https://www.nomazores.com/pt/.

Sem comentários: