O filme Maria do Mar, de José Leitão de Barros, vai estar disponível para visionamento em streaming no próximo dia 23 de Junho, durante todo o dia no site da Cinemateca Portuguesa.
Esta apresentação em streaming contará com a partitura original, composta por Bernardo Sassetti, encomendada pela Cinemateca em 1999, por ocasião do restauro de 2000, orquestrada por Vasco Pearce de Azevedo, Bernardo Sassetti e Luís Tinoco e gravada em 2010 por Bernardo Sassetti (piano), Filipa Pais (voz) e a Orquestra Sinfonietta de Lisboa (conduzida pelo maestro Vasco Pearce de Azevedo) com José Pedro Gil, Vasco Pearce de Azevedo e Bernardo Sassetti a cargo da produção.
Maria do Mar é um "notável trabalho de integração da paisagem marítima e da vida dos pescadores da Nazaré numa ficção construída à volta do ódio entre duas famílias, de onde brota uma história de amor que ultrapassa qualquer rivalidade. Um belíssimo filme, com imagens surpreendentes e um trabalho de montagem claramente marcado pela influência da vanguarda soviética da época, onde se notam ainda muitos outros sinais do cinema europeu e americano dos anos vinte do século passado".
Esta sessão online é organizada no âmbito do programa A Season of Classic Films, financiado pelo Programa Europa Criativa e coordenado pela ACE (Association des Cinémathèques Européennes), destinado a valorizar o património cinematográfico europeu.
Sem comentários:
Enviar um comentário