O IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema começa este Sábado, 21 de Agosto, e prolonga-se até 6 de Setembro, no Cinema São Jorge, Culturgest, Cinema Ideal, Cinemateca Portuguesa e Jardim da Biblioteca Palácio Galveias. O Hoje Vi(vi) um Filme deixa-te algumas sugestões de filmes a não perder no festival lisboeta.
Bad Luck Banging or Loony Porn, de Radu Jude
Silvestre
Roménia, Luxemburgo, República Checa, Croácia, Ficção, 2021, 106′
"Uma sátira da pandemia global que ainda vivemos. Este filme começa com uma sex tape que dá para o torto. Em causa está a vida e a carreira de Emi, uma professora que se vê forçada pelos pais dos alunos a apresentar a sua demissão. Contudo, Emi recusa. Recomendado para quem aprecia experiências cinematográficas transgressivas – no melhor dos sentidos."
An Ordinary Country, de Tomasz Wolski
Silvestre
Polónia, Documentário, 2020, 51′
"Um filme feito com materiais anteriormente classificados que expõe como os serviços secretos da Polónia comunista espiavam e registavam as actividades dos seus cidadãos, da década de 60 até à de 80, de telefonemas aos detalhes mais mundanos."
Radiograph of a Family, de Firouzeh Khosrovani
Competição Internacional
Irão, Noruega, Suíça, Documentário, 2020, 80′
"Um documentário extremamente pessoal onde Firouzeh Khosrovani dá a conhecer intimamente a vida e o casamento dos seus pais, pessoas que não poderiam estar em pólos mais opostos do secularismo e da ideologia islâmica religiosa. Uma história contada através de imagens de arquivo, cartas e conversas, numa radiografia que ultrapassa o particular para ilustrar também conflitos no âmago da sociedade iraniana."
The Shift, de Laura Carreira
Competição Internacional, Competição Nacional
Reino Unido, Portugal, Ficção, 2020, 9′
"A princípio nada parece carregar Anna com preocupações ou pesos enquanto faz uma viagem curta, na companhia do cão. Mas o ambiente começa a mudar ao entrar no supermercado. Enquanto vê as prateleiras, os expositores, faz cálculos mentais. Até ao telefonema."
No Táxi do Jack, de Susana Nobre
Competição Nacional
Portugal, Documentário, Ficção, 2021, 70′
"Jack é Joaquim Calçada, antigo mecânico de aviões. Antes do 25 de Abril, emigrou para Nova Iorque, onde foi motorista de táxis. Volta uma figura, como Carmen Miranda cantava, “americanizada”, depois de vinte anos. É em Alhandra, Vila Franca de Xira que, a um passo da reforma, conta histórias do seu tempo nos Estados Unidos e de um percurso guiado pelo seu instinto de sobrevivência."
Os Últimos Dias de Emanuel Raposo, de Diogo Lima
Competição Nacional
Portugal, Ficção, 2021, 47′
"Quer o classifiquemos como mockumentary ou curta-metragem pseudocumental, este filme é uma divertida viagem pelos últimos dias em cena do apresentador do programa de variedades da televisão açoriana 'Meia Hora com Emanuel Raposo'."
Sopro, de Pocas Pascoal
Competição Nacional
Portugal, Documentário, 2021, 43′
"Um documentário que passa tempo com Marion e Peter, um casal holandês que perdeu a sua quinta no fogo que arrasou Pedrógão Grande no verão de 2017. No rescaldo da catástrofe, tentam reconstruir o que podem, com o pouco que têm."
Sambizanga, de Sarah Maldoror
Retrospectiva
França, Angola, Ficção, 1973, 102′
"Estamos em 1961, no início da guerra pela independência angolana. Domingos Xavier é um revolucionário preso por militares portugueses e levado para uma prisão em Sambizanga. A esposa, Maria, procura-o, temendo a tortura ou a morte a que ele possa ter sido sujeito. Um filme que mostra a libertação de Angola pelos olhos de uma mulher."
The Sparks Brothers, de Edgar Wright
IndieMusic
Reino Unido, Estados Unidos, Documentário, 2021, 135′
"Edgar Wright é conhecido por filmes como Shaun of the Dead ou Hot Fuzz, Scott Pilgrim vs the World e Baby Driver. Agora, apresenta um documentário sobre os The Sparks, um duo musical eclético e excêntrico que é apresentado como 'a banda preferida da tua banda preferida'. Para falar do mito e dar a conhecer estes irmãos, Wright junta entrevistas de músicos e comediantes, onde há espaço para Beck, Neil Gaiman, Björk, Patton Oswalt, 'Weird Al' Yankovic, Jack Antonoff ou até Amy Sherman-Palladino (Gilmore Girls). "
Diálogo de Sombras, de Júlio Alves
Director's Cut
Portugal, Documentário, Experimental, 2021, 60′
"Filme que parte da exposição Pedro Costa: Companhia — exposição dedicada ao cineasta português que poderia ser vista como uma colectiva, dado que estava ladeado por artistas como Picasso, Bresson, António Reis, John Ford, Jeff Wall, Godard, Rui Chafes ou Charlie Chaplin — para continuar a criar um diálogo entre o realizador português e as figuras que povoam o seu imaginário."
Hopper/Welles, de Orson Welles
Director's Cut
Estados Unidos, Polónia, Documentário, 2020, 130′
"Filip Jan Rymsza, que já tinha produzido The Other Side of the Wind – um filme de Welles que esteve 40 anos na estante e foi estreado em 2018 –, regressa com esta conversa entre duas figuras magistrais do cinema americano, filmada em 1970. Nas duas horas deste documento visual até há pouco desconhecido, os dois realizadores digladiam verbalmente, questionando a natureza do seu trabalho ou a da violência nos Estados Unidos, entre outros temas. Um registo histórico."
A Távola de Rocha, de Samuel Barbosa
Director's Cut
Portugal, Japão, Documentário, 2021, 94′
"Samuel Barbosa, na sua primeira longa-metragem, explora o processo criativo de Paulo Rocha (Os Verdes Anos) e os seus filmes, através das suas personagens, dos artistas que trabalhou e outros testemunhos da sua arte."
Summer Of Soul (…Or, When The Revolution Could Not Be Televised), de Ahmir “Questlove” Thompson
Sessões Especiais
Estados Unidos, Documentário, 2021, 117′
"O músico e DJ (e compositor e jornalista, entre outros) Questlove assina — em nome próprio, como Ahmir Khalib Thompson — este documentário sobre o Festival Cultural de Harlem de 1969. O festival durou seis semanas e teve performances de Stevie Wonder e Sly and the Family Stone. Mas perdeu-se na memória colectiva."
Flee, de Jonas Poher Rasmussen
Sessões Especiais
Dinamarca, França, Suécia, Noruega, Animação, Documentário, 2021, 89′
"Um documentário animado que conta a história de Amin, que antes de se casar com o namorado, decide revelar um segredo que esconde há vinte anos. Amin chegou à Dinamarca como refugiado vindo do Afeganistão. Neste filme, lida com o seu passado traumático."
Sem comentários:
Enviar um comentário