25-abril-billboard

terça-feira, 3 de agosto de 2021

NOMA AZORES 2021: Vencedores

Otra Condena, Ophir e Visões do Império são os vencedores da 1.ª edição do NOMA AZORES – Festival Internacional de Cinema de Direitos Humanos


O júri do NOMA 2021 entregou o prémio de melhor filme internacional a Otra Condena, de Juan Manuel Repetto, pelo “retrato honesto e humanizador de uma batalha isolada no campo da acção social; pelo cuidado na exposição de personagens muitas vezes relegadas às margens da sociedade e por nos oferecer soluções de futuro onde uma segunda oportunidade é possível sem a ostracização definitiva de alguns dos seus elementos”. Esta competição contou ainda com uma menção honrosa entregue a Ophir, de Olivier Pollet, filme que conquistou também o Prémio do Público, com a melhor média de votos entre os espectadores do festival.

Entre os títulos nacionais, o vencedor foi Visões do Império, de Joana Pontes. O júri destacou a forma como o documentário "resgata narrativas ignoradas dos cantos escuros da história e constrói novos olhares sobre arquivos pessoais e nacionais; um trabalho de extrema importância neste período em que movimentos racistas e xenófobos começam a ganhar espaço".

Com um balanço positivo desta primeira edição, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Paulo Mendes, destacou como “através dos 11 filmes exibidos uma reforçamos a consciencialização das pessoas para a problemática dos Direitos Humanos, passamos a mensagem de que Ponta Delgada se preocupa com a humanidade e reafirmamos a nossa convicção em fazer da cultura um meio de transformação para melhorar as nossas sociedades”.

Mais informações sobre o NOMA AZORES – Festival Internacional de Cinema de Direitos Humanos em https://www.nomazores.com/pt/.

Sem comentários: