segunda-feira, 20 de setembro de 2021

FILM FEST – Festival de Cinema Musicado ao Vivo 2021: De 12 a 24 de Outubro em Setúbal

O FILM FEST – Festival de Cinema Musicado ao Vivo 2021 acontece de 12 a 24 de Outubro, em Setúbal, e visa promover e expandir o formato tradicional do cine-concerto.

Rapsódia satânica (1917), de Nino Oxilia

Esta 3.ª edição conta com 11 cine-concertos, dois dos quais para escolas e um para famílias, quatro oficinas de cinema direccionadas para as escolas e público juvenil e ainda duas palestras sobre o processo criativo na construção de bandas sonoras originais.

A apresentação pública do evento está marcada para dia 12 de Outubro, às 19h00 no espaço A Gráfica— Centro de Criação Artística, onde será disponibilizado o catálogo oficial, com informação detalhada da programação, e decorrerá um dos cine-concertos dedicados às mulheres pioneiras na indústria cinematográfica, com o filme Convite à Viagem (L’Invitation au voyage, 1927), de Germaine Dulac, musicado ao vivo por Sara Ribeiro (voz) e Alexandre Bernardo (guitarra). Os músicos Adolfo Luxúria CanibalAntónio Rafael e Miguel Pedro estarão em Setúbal no âmbito de uma residência artística para o Film Fest e marcarão presença neste dia.

O arranque oficial do Film Fest 2021 acontece no dia 14 de Outubro, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, com a actuação dos Mão Morta na sua versão Redux, musicando ao vivo o filme Rapsódia satânica (1917), de Nino Oxilia.

Destaque ainda para a exibição do filme português Surdina (2019), de Rodrigo Areias, musicado ao vivo por Tó Trips, que compôs a banda sonora da longa-metragem. O cine-concerto acontece no dia 15 de Outubro, às 21h30, no Cinema Charlot.

Surdina (2019), de Rodrigo Areias

No dia 21 de Outubro, às 21h30, o Fórum Municipal Luísa Todi recebe o filme Terje Vigen (1917), de Victor Sjöström, musicado ao vivo pelo Coro Setúbal Voz. No dia seguinte, às 21h30, o Cinema Charlot irá exibir o filme Viagem a Marte (1918), de Holger-Madsen, musicado ao vivo por Gonçalo Simões, Josefina Alcaide e Pedro Carvalho.

O festival foca-se na "relação entre a música e a imagem, onde a leitura de um filme pode ser completamente alterada em função da banda sonora escolhida – inclusivamente através da interpretação de composições musicais inéditas". O Film Fest quer também recuperar "filmes 'esquecidos' em arquivo e dar-lhes uma nova dimensão, com o objectivo de passar a mensagem de que o cinema mudo deve continuar a ser visto, tanto como manifestação artística como registo histórico-cultural insubstituível".

Mais informações sobre o Film Fest - Festival de Cinema Musicado ao Vivo e programação completa em:

www.festivalfilmfest.com

www.instagram.com/film.fest.pt

www.facebook.com/filmfest.pt

Sem comentários: