terça-feira, 19 de outubro de 2021

Cine Fiesta 2021: De 25 a 30 de Novembro em Lisboa

O Cine Fiesta (parte integrante da Mostra Espanha) acontece de 25 a 30 de Novembro, no cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa.

Entre as novidades desta edição, destacam-se as parcerias com o circuito de festivais portugueses: IndieLisboa, Doclisboa e QueerLisboa. Cada um escolheu um filme para fazer parte do Cine Fiesta 2021

The First Woman, de Miguel Eek, foi o escolhido pelo Doclisboa, “um filme onde o desejo e a empatia guiam a nossa aproximação a Eva. Rejeitando categorias e normas, dobram-se todos os conceitos e definições de normalidade para navegar espaços de intimidade onde o mundo lá fora é tão infinito quanto qualquer universo interior. Um filme que se inscreve numa certa tradição de cinema espanhol onde a vida se revela através da atenção e da proximidade”, explica Miguel Ribeiro, co-director do Doclisboa

La Última Primavera, de Isabel Lamberti, foi a escolha do IndieLisboa, pois "afirma uma voz autoral forte, numa primeira longa metragem muito tocante sobre uma família prestes a ser realojada. A sua mistura entre ficção e real e a força de cada uma das personagens na narrativa prendeu-nos até ao último minuto”, refere Carlos Ramos, da direcção do IndieLisboa

La Última Primavera

A proposta do Queer Lisboa recai no documentário The Mystery of the Pink Flamingo, de Javier Polo Gandía, que “a partir da exploração de um objecto kitsch, o flamingo cor-de-rosa, revela-nos um conjunto de universos inusitados onde conseguimos encontrar uma série de expressões da cultura queer”, explica Cristian Rodriguez, co-director do festival.

A Cinemateca Portuguesa receberá a CineFiesta Heritage, uma selecção de quatro filmes restaurados e/ou digitalizados pela Filmoteca Espanhola, a anunciar brevemente.

Também as plataformas de streaming Filmin Portugal e Spamflix serão parceiros do Cine Fiesta 2021 e contarão com actividades especiais dentro da programação.

O programa completo, bem como o anúncio dos realizadores e actores que estarão presentes em Lisboa para apresentarem os filmes e participarem em Q&As, serão revelados brevemente. Mais informações sobre a Cine Fiesta e a Mostra Espanha em https://www.mostraespanha.org/.

Sem comentários: