25-abril-billboard

sábado, 16 de outubro de 2021

Festa do Cinema 2021: Programa completo

A 14.ª Festa do Cinema Italiano realiza-se a partir de 2 de Novembro, em mais de 10 salas de cinema portuguesas, e já anunciou a programação completa.

Entre os filmes que o festival vai exibir em antestreia nacional, destaque para La mafia non è più quella di una volta (Era uma Vez a Máfia), de Franco Maresco, retrato surreal da vida de Palermo através das histórias de quem luta ou convive com as organizações criminosas da cidade; I predatori (Os Predadores), realizado e protagonizado por Pietro Castellitto, que conta a história de duas famílias de Roma, que se cruzam, apesar das grandes diferenças socio-políticas entre ambas; e Il Materiale Emotivo (Uma Livraria em Paris), de Sergio Castellitto, adaptação da banda desenhada Un Drago a forma di nuvola, criada por Ivo Milazzo, e com argumento original de Ettore Scola, conta uma história sobre os sentimentos e a necessidade de abertura para a vida e para os outros.

Numa edição fortemente marcada pela presença feminina, para além da retrospectiva Siamo Donne - Divas do Cinema Italiano, a Festa faz uma homenagem à fotógrafa Letizia Battaglia, fotojornalista famosa pelas suas fotografias nos meandros da máfia, mas que documentou igualmente a vida quotidiana siciliana. Battaglia estará presente no festival com a exposição fotográfica Mafia, Passione... Amore, juntamente com o fotógrafo Roberto Timperi. A fotógrafa estará na exibição do filme Shooting the Mafia, de Kim Longinotto, documentário dedicado à sua obra e à memória da história italiana, e de La mafia non è più quella di una volta (Era Uma Vez A Máfia).

La mafia non è più quella di una volta (Era uma Vez a Máfia)

O documentário La Scomparsa di Mia Madre, de Beniamino Barrese, também compõe o programa da Festa do Cinema Italiano 2021. "Realizado pelo seu filho, o filme conta a história de Benedetta Barzini, ícone de moda nos anos 60 e musa de Andy Warhol, Salvador Dalí e Richard Avedon que tornou-se feminista radical e activista pelos direitos das mulheres". Realizador e protagonista estarão presentes no festival.

Narrado na primeira pessoa pelo realizador Alessandro Rossellini, neto do mestre italiano Roberto Rossellini, The Rossellinis vai "ao passado para levantar questões íntimas e refletir sobre os diferentes papeis familiares que cada elemento possui. Uma terapia familiar em frente a uma câmara de filmar." Alessandro Rossellini estará presente na Festa.

The Rossellinis

Programados estão ainda dois filmes de Andrea Segre - Molecole e Welcome Venice - que servirão de mote para debates com o realizador, nomeadamente sobre "o impacto do turismo de massas em Veneza e o que mudou após a era Covid".

Nos dias 7 , 8 e 9 de Novembro, no Restaurante DaLuca, estará de regresso o habitual Cine-jantar, que combina o cinema com o melhor da cozinha italiana. Nesta edição, o Cine-jantar é dedicado às trufas, especialmente a trufa branca de Alba, à cozinha e aos vinhos da região de Piemonte, no âmbito da projeção do filme The Truffle Hunters, de Gregory Kershaw e Michael Dweck, produzido por Luca Guadagnino

Já no dia 6 de Novembro, às 21h30, a Fábrica do Pão - HUB Criativo do Beato recebe a Festa Italo Disco - Tributo a Raffaella Carrà, numa homenagem à diva italiana - cantora, apresentadora e actriz -, intérprete de temas como Que Dolor e Hay que venir al sur. O evento conta ainda com a exibição do filme Explota, explota, de Nacho Álvarez, e uma festa temática com concertos e espetáculo burlesque. A entrada é livre.

Explota, explota

A Festa do Cinema Italiano acontece de 2 a 10 de Novembro, em Lisboa (Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Culturgest), de 2 a 4 de Novembro em Coimbra (TAGV – Teatro Académico Gil Vicente), de 3 a 5 de Novembro, em Beja (Pax Júlia Teatro Municipal), de 4 a 7 de Novembro, em Setúbal (Auditório Charlot), de 4 a 7 de Novembro, em Penafiel (Cinemas Cinemax), de 4 a 10 de Novembro no Porto (Cinema Trindade), de 4 a 7 de Novembro, em Cascais (Cinema da Villa), 6 e 7 de Novembro, em Alverca do Ribatejo (TEIV – Teatro Estúdio Ildefonso Valério), de 15 a 16 de Novembro, em Aveiro (Teatro Aveirense), de 18 a 25 de Novembro, em Tomar (Cine-Teatro Paraíso), de 23 a 26 de Novembro, em Almada (Auditório Fernando Lopes Graça), seguindo para outras cidades portuguesas a anunciar em breve.

Mais informações sobre a programação da Festa podem ser consultadas no site www.festadocinemaitaliano.com e na página de Facebook (facebook.com/festadocinemaitaliano).

Sem comentários: