sábado, 2 de outubro de 2021

Porto/Post/Doc 2021: Laurent Garnier, IDLES, Karen Dalton e Dinosaur Jr. na secção Transmission

O Porto/Post/Doc 2021 anunciou os principais destaques da secção musical, Transmission, que contará com filmes sobre Laurent Garnier, IDLES, Karen Dalton e Dinosaur Jr.

Nesta edição, o Transmission propõe dez documentários, entre eles, a estreia nacional de Laurent Garnier: Off The Record, Don't Go Gentle – a film about IDLES, Freakscene – The Story of Dinosaur Jr. e All The Streets are Silent, sobre as correlações entre o hip hop e a cultura skater da Nova Iorque dos anos 90. 

Há ainda duas histórias no feminino: a revisita à obra da cantautora norte-americana Karen Dalton (Karen Dalton: In My Own Time) e o percurso de ascensão e superação de Marin Alsop (The Conductor), uma das mais importantes maestrinas da actualidade. Pela primeira vez nas salas do Porto, A Symphony of Noise, sobre o trabalho de Matthew Herbert, e Nueve Sevillas, um retrato pungente e transgeracional sobre a comunidade do flamenco sevilhano com participação, entre outros, de Rosalía e Nino de Elche. Este será exibido no último dia da exposição que o realizador, Pedro G. Romero, tem patente na Galeria Municipal: Os novos babilónios, sobre as formas de vida nómadas, particularmente nos povos de etnia cigana, flamencos e exilados libertários. 

Nueve Sevillas

Em português, encontram-se Caudal, de Luís Sobreiro, sobre primeiro concerto dos portuenses Solar Corona no pós confinamento, e What is Ácida?, de Afonso Mota e João Silvestre, uma curta sobre o processo de criação de uma das mais interessantes noites da cidade. 

O Porto/Post/Doc realiza-se entre 20 e 30 de Novembro no Teatro Municipal do Porto - Rivoli, Passos Manuel, Coliseu Porto Ageas, Casa Comum da Reitoria da Universidade Porto e Planetário do Porto - Centro Ciência Viva. Tal como em 2020, o festival conta também com uma extensão ao online, onde será possível visualizar grande parte dos filmes seleccionados. 

Mais informações em http://portopostdoc.com/.


PROGRAMAÇÃO TRANSMISSION

A Symphony of Noise, Enrique Sánchez Lansch, Alemanha, 2021, DOC, 96'

All The Streets Are Silent, Jeremy Elkin, EUA, 2021, DOC, 89'

Caudal, Luís Sobreiro, Portugal, 2021, DOC, 38'

Don’t Go Gentle - A film about IDLES, Mark Archer, Reino Unido, 2020, DOC, 75'

Freakscene – The Story Of Dinosaur Jr., Philipp Reichenheim, Alemanha, Reino Unido, 2020, DOC, 82'

Karen Dalton: In My Own Time, Richard Peete, Robert Yapkowtiz, EUA, 2020, DOC, 85'

Laurent Garnier: Off The Record, Gabin Rivoire, Bélgica, Reino Unido, 2021, DOC, 89'

Nueve Sevillas, Gonzalo García Pelayo, Pedro G. Romero, Espanha, 2020, DOC. 157'

The Conductor, Bernadette Wegenstein, EUA, 2021, DOC, 90'

What Is Ácida?, Afonso Mota, João Silvestre , Portugal, 2020, DOC, 14'

Sem comentários: