25-abril-billboard

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

IndieMusic apresenta filme e concerto de Carlos “Zingaro” a 30 de Abril

O IndieMusic, secção musical do 19.º IndieLisboa, apresenta um concerto de Carlos “Zingaro” – acompanhado por David Alves, Alvaro Rosso e Ulrich Mitzlaf – e o filme A Escuta, de Inês Oliveira, dedicado à carreira do violista, improvisador, instrumentista e compositor, no dia 30 de Abril de 2022, na Culturgest, em Lisboa.

"No fim da adolescência, ainda nos anos 1960, após ter recebido tudo o que a escola podia ter dado ao seu violino, Carlos 'Zingaro' criou a banda Plexus onde a uma ideia rock juntou o free jazz e a música contemporânea, num arrojo de convicções bem à frente do tempo. Talvez por isso, tornou-se um músico primordial para uma preparação de Abril, enquanto se foi aproximando do teatro como compositor, mas também como cenógrafo e figurinista. No final dos anos 1970, a sua improvisação assimila novos estudos e experiências, aparecendo como figura capital para a luz do jazz livre europeu desde então", explica o IndieLisboa em comunicado.

Também nas artes visuais, “Zingaro” se destacou "deixando um traço inconfundível e onírico na pintura, ilustração e banda desenhada".  A Escuta, de Inês Oliveira, percorre a carreira do violinista, e estreia na próxima edição IndieLisboa. "Uma dupla viagem, na tela e, de seguida, em concerto, olhando para o passado antes e vivendo o presente depois".

Mais informações em https://indielisboa.com/2022/01/11/indiemusic-apresenta-filme-e-concerto-de-carlos-zingaro/.

Sem comentários: