Toubab, de Florian Dietrich, é o filme vencedor do Prémio do Público na 19.ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã, do Goethe-Institut Portugal.
Toubab é a primeira longa-metragem do realizador e foi o favorito do público português que lhe deu uma nota média de 9/10, deixando em segundo lugar o filme de encerramento da KINO, A Grande Liberdade (com 8.9/10), e, em terceiro, Ivie mais Naomi (8.4/10).
O filme conta a história de Babtou que, após ser libertado da prisão, volta a meter-se novamente em sarilhos com a polícia. Embora tenha nascido na Alemanha, corre o risco de ser deportado para o Senegal, que é supostamente o seu «país de origem». Florian Dietrich teve a ideia para o filme depois de reunir com jovens que se encontram presos num centro de detenção juvenil em Wiesbaden, onde o realizador implementa projectos artísticos e de teatro com a coargumentista Anne Dechow. Aí, tiveram a oportunidade de conhecer jovens prestes a ser deportados para o país dos respetivos pais, sem que eles próprios alguma vez lá tenham estado.
Com o Prémio do Público da KINO 2022, Toubab recebe um prémio em dinheiro no valor de 800€, atribuído em cooperação com o Turismo da Alemanha, entidade que é também responsável pelo sorteio de uma viagem para duas pessoas a Berlim, realizado entre os participantes na votação que determinou o Prémio do Público.
A Mostra de Cinema de Expressão Alemã realizou-se no Cinema São Jorge de 27 de Janeiro a 2 de Fevereiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário