A Festa do Cinema Italiano já revelou a programação desta 15.ª edição que começa a 1 de Abril em Lisboa, no Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e Culturgest. Filme sobre Ennio Morricone e concerto de Salvador Sobral são alguns destaques deste ano.
A abrir a Festa, no dia 1 de Abril, em antestreia portuguesa, estará Ennio, de Giuseppe Tornatore, em Lisboa, no Cinema São Jorge, e no Porto, no Cinema Trindade. O filme faz um retrato do compositor Ennio Morricone, um dos mais populares e prolíficos do século XX.
A sessão de encerramento, no dia 10 de Abril, em Lisboa, exibe Il bambino nascosto, de Roberto Andò, "a história da amizade entre um professor de piano napolitano e um jovem membro da Camorra que está em fuga", adaptação de um romance do próprio realizador.
Ennio, de Giuseppe Tornatore |
Antestreias na Festa
Entre os filmes em antestreia na Festa do Cinema Italiano, destaque para: Il Buco (Das Profundezas), documentário de Michelangelo Frammartino - que marcará presença no festival -, que "retrata os jovens membros do Grupo Espeleológico Piemontês que descem às profundezas da terra, descobrindo a segunda gruta mais profunda do mundo: o Abismo de Bifurto"; Marx può aspettare (Marx pode esperar), de Marco Bellocchio - também presente nesta edição da festa -, é, por um lado, "uma síntese do cinema de Marco Bellocchio e, ao mesmo tempo, uma revelação profundamente íntima da personalidade do realizador e da trágica história do seu irmão gémeo"; Salvatore - Shoemaker of Dreams, de Luca Guadagnino, apresenta a "história humana, artística e empresarial do estilista Salvatore Ferragamo, desde Nápoles, ao encontro com Hollywood"; Ariaferma, de Leonardo Di Costanzo, e protagonizado por Toni Servillo, aborda "as dinâmicas de relação entre os prisioneiros e os guardas" de uma prisão; Sempre Perto de Ti (Nowhere Special), de Uberto Pasolini (primo em segundo grau de Pier Paolo Pasolini e sobrinho de Luchino Visconti), faz um "retrato simples e eloquente sobre a crueldade da vida"; Futura (Futura, ou o que está por vir), de Pietro Marcello, Francesco Munzi e Alice Rohrwacher, é "um retrato de Itália construído através dos olhos de adolescentes que falam sobre os lugares onde vivem e se imaginam", divididos entre oportunidades, sonhos, medos e provações; e ainda Diabolik, de Marco Manetti e Antonio Manetti, que marca o regresso da icónica personagem "numa adaptação mais clássica e fiel ao universo da banda desenhada, criado pelas irmãs Angela e Luciana Giussani".
Centenário do nascimento de Pier Paolo Pasolini
Para comemorar o centenário do nascimento de Pier Paolo Pasolini (1922-1975), a Festa do Cinema Italiano presta uma homenagem ao autor e realizador, apresentando uma retrospectiva, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, como já foi anunciado. Para além da exibição dos seus filmes como realizador, Pasolini Revisitado apresentada ainda uma série de obras onde Pasolini colaborou ou que foram inspiradas pela sua vida e obra, num total de quase 25 filmes entre curtas e longas metragens.
Sessões Especiais
Destaque para o programa As Décadas do Amor, entre as sessões especiais da Festa do Cinema Italiano 2022. Trata-se de "um retrato de Itália e do amor, ao longo de cinco décadas, construído através dos olhos dos adolescentes italianos". Aqui incluem-se títulos como Comizi d'Amore (Comícios de Amor), de Pier Paolo Pasolini; o já referido Futura (Futura, ou o que está por vir), de Pietro Marcello, Francesco Munzi e Alice Rohrwacher, "que segue as pisadas de uma longa linhagem de documentaristas e realizadores onde se inclui Luigi Comencini, contratado pela Rai em 1976 para filmar um documentário sobre o amor em Itália", que resultou na série de investigação L'amore in Italia, com cinco partes, exibida em 1978 na Rai Uno. A Festa irá exibir dois destes episódios. Ainda deste programa faz parte D’amore si vive, de Silvano Agosti, um complexo retrato da juventude dos anos 80, mais marginalizada. O festival vai também exibir alguns episódios de Avere Ventanni, um retrato da realidade da geração Z, selecionados pelo criador e apresentador Massimo Coppola, convidado desta edição do festival.
Futura (Futura, ou o que está por vir), de Pietro Marcello, Francesco Munzi e Alice Rohrwacher |
Homenagem a Franco Battiato - Concerto Salvador Sobral
O “maestro” da música pop italiana, Franco Battiato, será homenageado na Festa do Cinema Italiano 2022 com um concerto de Salvador Sobral que irá interpretar alguns temas dos artistas mais importantes de Itália, incluindo as músicas mais conhecidas de Battiato. Haverá ainda a exibição do documentário Temporary Road - (una) vita di Franco Battiato, de Giuseppe Pollicelli e Mario Tani.
A Importância de Franco Basaglia na saúde mental
Franco Basaglia foi o principal agente da reforma psiquiátrica em Itália e no resto do mundo. A Festa irá exibir Matti da Slegare, de Marco Bellocchio, Silvano Agosti, Sandro Petraglia e Stefano Rulli, "um documentário rodado dentro do instituto psiquiátrico de Colorno, na província de Parma, que sublinha a intenção do psiquiatra Franco Basaglia e do político Mario Tommasini em não marginalizar as pessoas portadoras de doenças mentais". O filme será acompanhado de um debate com Marco Bellocchio (via zoom) e Silvano Agosti que estará presente no festival.
Convidados e Actividades Paralelas
Entre os convidados desta edição da Festa, encontram-se o actor Ninetto Davoli, que ficou conhecido pelos seus papéis em vários filmes de Pier Paolo Pasolini; Matilda De Angelis, uma actriz e cantora italiana, que se tornou internacionalmente famosa pela participação na série The Undoing, da HBO, ao lado de Nicole Kidman e Hugh Grant; e o realizador Silvano Agosti.
A juntar ao Cinema, a Festa do Cinema Italiano apresenta também a exposição fotográfica La lunga strada di sabbia (A longa estrada de areia), de Paolo di Paolo, que inaugura a 26 de Março, na SNBA - Sociedade Nacional de Belas Artes. A exposição, organizada pelo Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, entre imagens e palavras, conta com fotografias a preto e branco de Paolo Di Paolo, "muitas das quais inéditas, vídeos, material de arquivo e textos de Pier Paolo Pasolini".
O já famoso Cine-Jantar acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de Abril (o local só será descoberto quando for feita a reserva) e "combina o cinema com o melhor da cozinha italiana". No ano de comemoração do seu centenário, o cine-jantar é dedicado ao actor, realizador, apresentador e chef Ugo Tognazzi, com a exibição do filme Pato com Laranja (L'anatra all'arancia). Ugo Tognazzi e Monica Vitti são os protagonistas desta "paródia do matrimónio e da masculinidade, de resto temas regulares na commedia all'Italiana".
No dia 2 de Abril, a Voz do Operário recebe uma Festa Italo Disco, com música ao vivo, performances e pista de dança, que tem como convidados Nat&Tasha + Lovely & the Gang + Mário Valente (DJ set), e decorre das 21h00 às 02h00.
Para além de Lisboa, a Festa do Cinema Italiano realiza-se de 1 a 3 de Abril em Cascais (O Cinema da Villa), de 1 a 6 de Abril no Porto (Cinema Trindade), de 1 a 4 de Abril, em Setúbal (Auditório Charlot), de 5 a 7 de Abril em Coimbra (TAGV – Teatro Académico Gil Vicente), de 5 a 8 de Abril, em Viseu no (IPDJ - Cineclube de Viseu), de 7 a 9 de Abril, em Penafiel (Cinemas Cinemax), 9 e 10 de Abril, em Alverca (TEIV – Teatro Estúdio Ildefonso Valério), dias 19, 20 e 26 de Abril, em Beja (Cine-Teatro Pax Julia), de 2 e 3 de Maio, em Aveiro (Teatro Aveirense), de 3 a 5 de Maio, nas Caldas Da Rainha (CCC – Centro Cultural de Congressos), 4, 11, 18 e 25 de Maio, em Almada (Auditório Fernando Lopes-Graça) e de 25 a 28 de Maio, em Lagos (Biblioteca Municipal de Lagos Júlio Dantas). Outras cidades serão anunciadas em breve.
Mais informações em festadocinemaitaliano.com.
Sem comentários:
Enviar um comentário