25-abril-billboard

domingo, 19 de dezembro de 2021

Festa do Cinema Italiano 2022: De 1 a 10 de Abril e com Retrospectiva de Pasolini na Cinemateca Portuguesa

A 15.ª Festa do Cinema Italiano realiza-se em de 1 a 10 de Abril de 2022, no Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés, Cinemateca Portuguesa e Culturgest, em Lisboa. Para além da capital, o festival segue para mais de dez cidades portuguesas, estando já confirmado no Porto, Coimbra, Cascais, Setúbal, Penafiel, Alverca do Ribatejo, Beja, Aveiro, Leiria, Tomar, Almada, Caldas da Rainha, entre outras.

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Pier Paolo Pasolini (1922-1975), a Festa do Cinema Italiano, fará uma homenagem ao autor e realizador, apresentando uma retrospetiva, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema. Para além dos seus filmes como realizador, serão exibidos vários títulos onde Pasolini colaborou ou que foram inspiradas pela sua vida e obra, onde se incluem também documentários, num total de quase 25 filmes.

Na Culturgest, serão ainda apresentados alguns filmes, encontros e o espectáculo Orgia, de Pier Paolo Pasolini, com encenação de Nuno M. Cardoso e leituras sobre o universo poético e político de um dos mais importantes intelectuais do século XX.

Também a partir de Abril, em colaboração com a Risi Film, alguns dos mais emblemáticos filmes de Pasolini estarão em exibição na com novas cópias restauradas na Festa do Cinema Italiano e em algumas salas de cinema nacionais, em distribuição comercial. Alguns desses títulos são: Accattone (1961), Mamma Roma (1962), Comizi d'Amore (Assembleia de Amor) (1964), Il Vangelo secondo Matteo (O Evangelho Segundo S. Mateus) (1964), Uccellacci e Uccellini (Passarinhos e Passarões) (1966) e Edipo Re (Édipo Rei) (1976).

Mais informações em festadocinemaitaliano.com.

Sem comentários: