O IndieLisboa 2022 anunciou os filmes que compõem a Competição Internacional e a secção Silvestre, nesta 19.ª edição, que acontece de 28 de Abril a 8 de Maio.
Na Competição Internacional, encontram-se títulos como Pedro, de Natesh Hedge, "sobre a dificuldade em escapar à rigidez da tradição numa pequena aldeia indiana"; Freda, filme de estreia da realizadora haitiana Gessica Généus, segue a vida da protagonista e família num bairro pobre de Port-au-Prince, onde têm uma pequena loja de rua, mas confrontados "com condições de vida precárias e o aumento da violência no Haiti", perguntam-se se devem ficar ou partir; e El Gran Movimiento, de Kiro Russo, que se passa na Bolívia actual, onde Elder e os seus companheiros mineiros chegam a La Paz para exigir o restabelecimento do seu emprego, mas uma doença súbita do protagonista vem dificultar a situação.
El Gran Movimiento, de Kiro Russo |
Nas curtas-metragens, estão obras como Escasso, de Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles, um mockumentary que critica as enormes discrepâncias na sociedade brasileira; Handbook, de Pavel Mozhar, recria, a partir de relatos, a repressão que os manifestantes bielorrussos sentiram em 2020, aquando da reeleição de Lukashenko; Mistida, do luso-guineense Falcão Nhaga, aborda as diferenças geracionais entre uma mãe e o filho; e Urban Solutions, de Arne Hector, Luciana Mazeto, Vinícius Lopes e Minze Tummescheit, "trata do passado e presente brasileiro, visto pela experiência de um porteiro de um prédio residencial que reavalia a relação com os seus empregadores".
Na secção competitiva Silvestre, destacam-se The Girl from Dak Lak, de Pedro Román e Mai Huyền Chi; Convenience Store, de Michael Borodin, sobre a escravatura moderna; e Nous, Étudiants!, de Rafiki Fariala. Fora de competição, estão: Coma, híbrido live-action e animação de Bertrand Bonello, filmado em plena pandemia; Incroyable Mais Vrai, comédia de Quentin Dupieux; e Retour à Reims (Fragments), de Jean-Gabriel Périot, que documenta a história do proletariado francês desde os anos 50 até à actualidade.
The Girl from Dak Lak, de Pedro Román e Mai Huyền Chi |
A programação das curtas-metragens conta com nomes já conhecidos do festival: By Flávio, de Pedro Cabeleira, At Least I've Been Outside, de Jan Soldat, El Sembrador de Estrellas, de Lois Patiño, How Do You Measure A Year?, de Jay Rosenblatt, e Bird in the Peninsula, de Atsushi Wada.
O foco Light Cone mergulha no catálogo desta instituição do cinema experimental, "com quatro programas temáticos. Netsploitation, Conforto, Intimidades, Erotismo e Sugestão".
O 19.º IndieLisboa terá lugar entre o Cinema São Jorge, a Cinemetaca Portuguesa, a Culturgest, o Cinema Ideal e a Biblioteca Palácio Galveias. Mais informações em https://indielisboa.com/.
Competição Internacional - Longas
Freda, de Gessica Généus
Ghost Song, de Nicolas Peduzzi
El Gran Movimiento, de Kiro Russo
Kim Min-Young of the Report Card, de Lee Jae-eun e Lim Jisun
Mato Seco em Chamas, de Adirley Queirós e Joana Pimenta
Medusa, de Anita Rocha da Silveira
Pedro, de Natesh Hegde
Proyecto Fantasma, de Roberto Doveris
Soy Libre, de Laure Portier
Unrueh, de Cyril Schäublin
Competição Internacional - Curtas
Are We There Yet, de Lazar Ivanov
Au revoir Jérôme!, de Gabrielle Selnet, Adam Sillard e Chloé Farr
Le Boug Doug, de Théo Jollet
Can Gardell, de Florencia Aliberti e Silvia Subirós
El Dia Que Volaron la Montaña, de Alba Bresolí
Displaced, de Samir Karahoda
Dog's Field, de Michalina Musialik
Escasso, de Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles
Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli
Five Minutes Older, de Sara Szymanska
Handbook, de Pavel Mozhar
Handstand, de Ovsanna Shekoyan
Have a Nice Day Forever, de Tatiana Delaunay
Hierophany, de Maria Nitek
I'm Trying To Remember, de Pegah Ahangarani
Intermezzo, de Kim Lêa Sakkal
Jeudi, Vendredi, Samedi, de Arthur Cahn
Lucienne Dans un Monde Sans Solitude, de Geordy Couturiau
Mistida, de Falcão Nhaga
North Pole, de Marija Apcevska
The Parents' Room, de Diego Marcon
Precautionary Measure, de Lizzy Deacon e Ika Schwander
Sierra, de Sander Joon
Some Kind of Intimacy, de Toby Bull
Starfuckers, de Antonio Marziale
Steakhouse, de Špela Čadež
Un Mois Après la Nuit, de Héloïse Fressoz
Upwards Tide, de Daniela Zahlner
Urban Solutions, de Arne Hector, Minze Tummescheit, Luciana Mazeto e Vinícius Lopes
The Watchers, de Sandro Souladze
Silvestre - Longas
1970, de Tomasz Wolski
Camouflage, de Jonathan Perel
Cette Maison,de Miryam Charles
Convenience Store, de Michael Borodin
Lxs Desobedientes, de Nadir Medina
Detours,de Ekaterina Selenkina
The Girl from Dak Lak, de Pedro Román e Mai Huyền Chi
Nous, Étudiants!, de Rafiki Fariala
Saving One Who Was Dead, de Vaclav Kadrnka
Sonne, de Kurdwin Ayub
Red Africa, de Alexander Markov
Silvestre - Longas Fora de Competição
Coma, de Bertrand Bonello
Incroyable Mais Vrai, de Quentin Dupieux
Retour à Reims (Fragments), de Jean-Gabriel Périot
Silvestre - Curtas
At Least I've Been Outside, de Jan Soldat
Bird in the Peninsula, de Atsushi Wada
By Flavio, de Pedro Cabeleira
Churchill, Polar Bear Town, de Annabelle Amoros
Constant, de Beny Wagner e Sasha Litvintseva
Cucumbers, de Leonid Shmelkov
Glass Life, de Sara Cwynar
How Do You Measure A Year?, de Jay Rosenblatt
izuna Fair, de Sumito Sakakibara
Masks, de Olivier Smolders
Nosferasta: First Bite, de Adam Khalil e Bayley Sweitzer
Penalty Shot, de Rok Biček
Punctured Sky, de Jon Rafman
Sekundenarbeiten, de Christiana Perschon
El Sembrador de Estrellas, de Lois Patiño
Sideral, de Carlos Segundo
Triforium, de Jayne Parker
Une Embuscade en Suspens, de Simon Queheillard
Will My Parents Come to See Me, de Mo Harawe
Sem comentários:
Enviar um comentário