sábado, 12 de março de 2022

Queer Açores: Ciclo de Cinema Queer norte-americano de 17 a 20 de Março

O festival Queer Lisboa apresenta um ciclo de cinema queer norte-americano de 17 a 20 de Março, na Ribeira Grande, nos Açores.

Numa parceria com o Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas e o Teatro Ribeiragrandense, e com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal e a colaboração da Mostra Imprópria, o Queer Lisboa pretende com este ciclo ilustrar a importância do cinema norte-americano "num contexto mais global da cultura e do activismo queer"

A quase totalidade dos filmes escolhidos fizeram parte da programação da edição do 25.º aniversário do Queer Lisboa - Festival Internacional de Cinema Queer, que teve lugar em Setembro de 2021.

No programa do ciclo, destaca-se a "presença da obra de Van Sant, pioneira do New Queer Cinema e que abriu caminho ao trabalho de tantes outres cineastas". Nos documentários, Cured (seguida de um debate sobre saúde mental e comunidade LGBTQI+) e Wojnarowicz: F**k You F*ggot F**ker (seguida de uma conversa gravada com o realizador e a galerista do artista) "são um olhar ao passado dessa história LGBTQI+ e que servem de reflexão, hoje, sobre temas tão importantes como a saúde mental e o VIH/sida". A fechar o ciclo estará o documentário Andy Warhol: A Documentary Film, com uma "perspectiva única do legado de Warhol nas artes visuais e no cinema independente norte-americano da segunda metade do século XX, assim como a importância central que teve na cultura queer".  

Este ciclo faz parte do projecto de itinerância do Queer Lisboa que leva um conjunto de filmes que fizeram parte da programação do Queer Lisboa 25 a várias cidades do país. A itinerância arrancou no CAE – Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre, de 14 e 16 de Fevereiro, e tem já outras datas confirmadas, além da Ribeira Grande: Viseu, nos dias 11 e 12 de Março, no Carmo 81, e Caldas da Rainha, nos dias 8 e 9 de Junho, no CCC – Centro Cultural e de Congressos.    

Calendário de Sessões e Actividades na Ribeira Grande:

Quinta-feira, 17 Março, 18h30 / Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas

Cured (EUA, 2020, 80’), de Patrick Sammon, Bennett Singer 

+ Debate sobre saúde mental e comunidade LGBTQI+, com a participação de Joana Amen, Psicóloga Clínica do (A)MAR - Açores pela Diversidade, e Mariana Bettencourt, Psiquiatra no Hospital Divino Espírito Santo. 


Sexta-feira, 18 Março, 18h30 / Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas

Apresentação do Ciclo de Cinema Queer Norte-Americano: The Watermelon Woman (EUA, 1996, 90’), de Cheryl Dunye 


Sexta-feira, 18 Março, 21h30 / Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas

Mala Noche (EUA, 1985, 78’), de Gus Van Sant 


Sábado, 19 Março, 18h30 / Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas

Wojnarowicz: F**k You F*ggot F**ker (EUA, 2020, 105’), de Chris McKim 

+ Conversa gravada entre João Ferreira, o realizador Chris McKim, e Wendy Olsoff, cofundadora da PPOW Gallery de Nova Iorque, que representa a obra de David Wojnarowicz


Sábado, 19 Março, 21h30 / Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas

My Own Private Idaho (EUA, 1991, 104’), de Gus Van Sant 


Domingo, 20 Março, 15h00 / Teatro Ribeiragrandense

Andy Warhol: A Documentary Film (Episode 1: Raggedy Andy, EUA, 2006, 120’), de Ric Burns 


Domingo, 20 Março, 18h00 / Teatro Ribeiragrandense

Andy Warhol: A Documentary Film (Episode 2: Drella, EUA, 2006, 120’), de Ric Burns 

Sem comentários: