sábado, 12 de março de 2022

IndieMusic 2022: Cesária Évora, Patti Smith, Lou Reed e Telectu em destaque

A secção do IndieLisboa 2022, IndieMusic, que interliga a música e o cinema, foi revelada e traz ao festival obras sobre Cesária Évora, Patti Smith e Lou Reed, ou os portugueses Telectu, entre outros.

A abrir a competição está Cesária Évora, de Ana Sofia Fonseca, documentário sobre a diva cabo-verdiana que cruza vários contextos sociais e políticos. Também Patti Smith, Electric Poet, de Anne Cutaia & Sophie Peyrard, percorrem "50 anos de carreira, apenas um hit e zero vontade de jogar pelo seguro". Songs For Drella, performance de Lou Reed e John Cale captada em 1991 por Ed Lachman, será exibida em versão restaurada, e "acompanha o disco com o mesmo título, baseado numa série de peças inspiradas pelo mentor de ambos, Andy Warhol". Já Courtney Barnett é o foco de Anonymous Club, de Danny Cohen, que revela "uma cantautora enigmática, uma reclusa a lidar com a aclamação do público". Em Nothing Compares, de Kathryn Ferguson, é traçado um paralelismo sobre a carreira de Sinéad O’Connor e o passado turbulento da Irlanda, onde nasceu. Rewind and Play, de Alain Gomis, "parte de uma entrevista de Thelonious Monk à televisão francesa em 1969 para mostrar um homem em luta constante, contra os preconceitos como contra expectativas construídos sobre a sua música e identidade".

 Cesária Évora, de Ana Sofia Fonseca

Italo Disco. The Sparkling Sound of the 80s, de Alessandro Melazzini, foca-se na música de Sabrina e La Bionda e o imaginário do Italo Disco, "com os seus ritmos 4/4 agressivos e sintetizadores eufóricos". Por seu lado, Laurent Garnier: Off the Record, de Gabin Rivoire, "traça a longa carreira do DJ/produtor francês, um dos maiores nomes da explosão house dos anos 90"Love, Deutschmarks and Death, de Cem Kaya, "documenta a desconhecida cena musical resultante da emigração turca para a Alemanha, perpetuada ainda pelos netos dessa primeira vaga de emigrantes".

Em português, Batida Apresenta: The Almost Perfect Dj, de Pedro Coquenão, é uma curta-metragem "baseada na performance com o mesmo título". Também dentro da música electrónica mas muito mais experimental, os Telectu de Vítor Rua e Jorge Lima Barreto são o foco de Sonosfera Telectu, em estreia mundial no IndieLisboa, e com realização de Vasco Bação, Ilda Teresa Castro e do próprio Vítor Rua. "O filme acompanha de forma imersiva a vida na estrada do duo vanguardista, durante os anos 80 e 90". Também em estreia mundial, destaque para A Escuta, de Inês Oliveira, que acompanha o violinista Carlos Zingaro, que também actua no dia de exibição, na Culturgest

Na música experimental mais underground, Alexandra Cabral & Ian Svenonius (antigo vocalista dos The Make-up e Nation of Ulysses) "exploram o cinema conceptual com The Lost Record", que aborda "a ideia da obra de arte enquanto catalisador de mudança revolucionária e a capacidade que a obra tem de se tornar golem ou Frankenstein, algo que o próprio criador já não controla". Ainda no âmbito do IndieLisboa, a dupla actua no Musicbox com o projecto Escape-ism, a 6 de Maio. 

O júri da secção IndieMusic 2022 é composto pelo radialista Ricardo Mariano, da Rádio SBSR, a artista visual e compositora Diana Policarpo, e Francisca Salema, tcp Sallim, artista multidisciplinar, associada à editora lisboeta Cafetra, com quem editou dois discos a solo. 

O IndieLisboa 2022 que decorre de 28 de abril a 8 de Maio. Mais informações em https://indielisboa.com/.


Filmes IndieMusic

Anonymous Club, de Danny Cohen

Batida Apresenta: The almost Perfect Dj, de Pedro Coquenão

Cesária Évora, de Ana Sofia Fonseca

A Escuta, de Inês Oliveira

Italo Disco. The sparkling sound of the 80s, de Alessandro Melazzini

Laurent Garnier: Off the Record, de Gabin Rivoire

The Lost Record, de Alexandra Cabral e Ian F Svenonius

Love, Deutschmarks and Death, de Cem Kaya

Nothing Compares, de Kathryn Ferguson

Patti Smith, Electric poet, de Anne Cutaia e Sophie Peyrard

Rewind and Play, de Alain Gomis

Songs for Drella, de Ed Lachman

Sonosfera Telectu, de Vasco Bação, Vítor Rua e Ilda Teresa Castro

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