segunda-feira, 11 de abril de 2022

Festa do Cinema Italiano 2022: Vencedores

Europa, de Haider Rashid, e L’arminuta, de Giuseppe Bonito, são os grandes vencedores da 15.ª Festa do Cinema Italiano.

Europa, de Haider Rashid

O Prémio do Júri foi atribuído, por unanimidade, a Europa, de Haider Rashid. Os jurados - Pilar del Río, Salvador Sobral e Leonor Teles - consideraram que se trata de "um filme do nosso tempo. Nesta época de solidariedade branca, o filme relembra-nos que devemos olhar também para tudo o resto que se passa no mundo. A imersão do filme faz-nos acompanhar de forma intensa e próxima a jornada desta personagem. A tensão presente em todos os momentos deixa antever as emoções sentidas por Kamal. É um filme necessário, onde o ser humano luta pela liberdade e convivência”.

Na secção competitiva, o júri atribuiu ainda uma Menção Especial a Lovely Boy, de Francesco Lettieri, destacando como "o papel representado pelo incrível Andrea Carpenzano leva-nos para um universo de apatia e desinteresse profundo de jovens que embargam as próprias vidas num movimento escapista e recorrente. Um retrato da actualidade, protagonizado por uma personagem magnética e apaixonante".

Já o Prémio do Público foi para L’arminuta, de Giuseppe Bonito. O filme baseia-se no romance de Donatella Di Pietrantonio. Trata-se de "um coming-of-age na Itália rural dos anos 1970".

A 15.ª edição da Festa do Cinema Italiano encerrou este Domingo, 10 de Abril, em Lisboa, mas continua em várias cidades: dias 19, 20 e 26 de Abril, em Beja (Cine-Teatro Pax Julia), a 2 e 3 de Maio, em Aveiro (Teatro Aveirense), de 3 a 5 de Maio, nas Caldas Da Rainha (CCC – Centro Cultural de Congressos), 4, 11, 18 e 25 de Maio, em Almada (Auditório Fernando Lopes-Graça) e de 25 a 28 de Maio, em Lagos (Biblioteca Municipal de Lagos Júlio Dantas). 

 Mais informações em https://festadocinemaitaliano.com/.

Sem comentários: