quinta-feira, 26 de maio de 2022

Estreias da Semana #509

Esta Quinta-feira, chegam às salas de cinema portuguesas dez novos filmes. Há também a destacar dois filmes de Paulo Rocha (A Ilha dos Amores, de 1982, e A Ilha de Moraes, de 1984) em reposição no Cinema Ideal, em Lisboa, e dois títulos de Éric Rohmer, que compõe o ciclo dedicado ao realizador, A Marquesa D'O (1976) e Perceval, o Galês (1978).

Apresentação (2021)
Inteurodeoksyeon
Youngho é convocado pelo pai que é médico. Encontra-o ocupado com os pacientes, um dos quais é um actor famoso. Youngho tem de esperar. Quando a sua namorada, Juwon, se muda para Berlim para estudar, Youngho aparece na cidade para surpreendê-la. Através da mãe, Juwon encontra acomodação na casa de uma artista cuja beleza a intimida. Algum tempo depois, Youngho vai almoçar com a mãe que quer apresentá-lo a um colega - é o mesmo homem que Youngho conheceu na clínica do pai. Youngho pede que o seu amigo Jeongsoo o acompanhe e, depois do almoço, vão à praia. Youngho adormece e sonha com Juwon. Ao acordar, enfrenta o frio e vai nadar, enquanto Jeongsoo observa.

As Lições de Persa (2020)
Persian Lessons
França ocupada, 1942. Gilles (Nahuel Pérez Biscayart) é preso por soldados das SS, com outros judeus, e enviado para um campo de concentração na Alemanha. Consegue evitar a execução imediata jurando que não é judeu, mas persa. A mentira salva-o temporariamente, mas Gilles é encarregado de uma missão de vida ou morte: ensinar farsi a Klaus Koch (Lars Eidinger), o director do campo, que tem o sonho de abrir um restaurante no Irão quando a guerra acabar. Através de um truque engenhoso, Gilles consegue sobreviver ao inventar palavras em "farsi" todos os dias e ensinando-as a Koch. A relação especial entre os dois homens desperta a inveja dos outros prisioneiros e guardas das SS. E com as suspeitas de Koch a aumentarem a cada dia, Gilles compreende que não conseguirá guardar o seu segredo por muito tempo.

Do Bairro (2021)
No coração palpitante de Alfama e Mouraria, os rufias encontram-se para contar a sua história. Numa mistura de autenticidade, raízes, música tradicional e filosofia de causa-efeito, põem tudo a nu.

Mar Infinito (2021)
Numa existência paralela, Pedro batalha por se juntar ao êxodo humano rumo a outro planeta. Vive assolado por sonhos e pela frustração de ficar para trás até conhecer Eva que desafia os seus objectivos. Mas é num planeta inundado que acaba sozinho, a procurá-la, enquanto é confrontado com o propósito da sua viagem.

O Imperador Descalço (2019)
The Barefoot Emperor
Nicolas III, rei dos belgas, leva um tiro no ouvido durante um infeliz incidente em Sarajevo. Acorda num sanatório numa ilha croata que já foi a famosa residência de Verão de Tito. A comitiva do rei tenta em vão protegê-lo das notícias de que a recente implosão do seu reino provocou o colapso da União Europeia. O frágil rei exige voltar para casa imediatamente, mas, em vez disso, é condenado a um regime rigoroso de descanso e reabilitação pelo autoritário director do sanatório, Dr. Otto Kroll. Uma delegação de Viena chega chefiada pela Dra. Ilse von Stroheim, arquitecta de uma Nova Europa nacionalista. Ela traz a notícia estrondosa de que o último rei dos belgas se tornará o primeiro imperador da Europa. O rei, farto de outros determinarem o seu destino, decide tratar o assunto por conta própria.

O Mundo da Lua (2021)
Peterchens Mondfahrt / Moonbound
Peter parte numa viagem mágica para a Lua com o objetivo de salvar a sua irmã mais nova Anne que foi raptada pelo malvado Homem da Lua quando tentou ajudar o escaravelho Sr. Zoomzeman. Numa fantástica aventura, Peter aterra no Star Meadow onde conhece o sonolento Sr. Sandman. Para descobrir o paradeiro de Anne, têm de garantir um dos poucos lugares na festa da Fada da Noite que terá lugar no castelo nas nuvens. Então, juntam-se à corrida ao longo da Via Láctea contra os cinco Espíritos da Natureza.

Perante o Teu Rosto (2021)
Dangsin-eolgul-apeseo / In Front of Your Face
Nunca morou num arranha-céus e interroga-se como a irmã consegue. Aparece-lhe em casa e está a acostumar-se à vida na Coreia. A antiga actriz parece guardar um segredo. Um realizador, mais novo do que ela, convida-a para um projecto. Ela recusa educadamente, mas combinaram encontrar-se. O centro da cidade está cheio de vielas estreitas com bares antigos. É aí que se encontram. Quando estão a ficar embriagados, começa repentinamente a chover e trovejar.

Top Gun: Maverick (2022)
Top Gun: Maverick volta a encontrar Pete "Maverick" Mitchell após mais de 30 anos de serviço como um dos melhores aviadores da Marinha, a voar nos limites como piloto de testes e a evitar as subidas na hierarquia que o colocariam fora dos cockpits. Durante o treino de um destacamento de oficiais Top Gun para uma missão especial, Maverick encontra o Tenente Bradley Bradshaw (Miles Teller), nome de código "Rooster", filho do seu falecido amigo, Nick Bradshaw. Diante de um futuro incerto e confrontado com fantasmas do passado, Maverick é obrigado a enfrentar os seus medos mais profundos, culminando numa missão que exige o sacrifício dos que forem escolhidos para nela voar.

Uma Livraria em Paris (2021)
Il materiale emotivo
Vincenzo (Sergio Castellitto) dedica a vida à sua velha livraria parisiense, uma pérola no meio de uma pequena praça, e à sua filha Albertine (Matilda De Angelis), presa em casa devido a um acidente, alguns anos antes. A vida de Vincenzo flui silenciosamente, entre o amor pela filha e pelos livros, mas a calma não pode durar para sempre, nem mesmo para aqueles que a ganharam a um preço elevado. Um dia, Yolande (Bérénice Bejo), uma rapariga exuberante e mal humorada, irrompe pela loja. Fascinado pela força vital da mulher, Vincenzo redescobre emoções que há muito esqueceu, o que o levará a questionar a sua forma melancólica e suspensa de lidar com a vida.

Vê Por Mim (2021)
See for Me
Antiga esquiadora, agora cega, Sophie encontra-se numa mansão isolada, quando três ladrões invadem o local. A única defesa de Sophie é a veterana do exército Kelly, que ela encontra na aplicação See For Me. Kelly ajuda a Sophie a defender-se contra os invasores e a sobreviver.

Sem comentários: