25-abril-billboard

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Exposição 'Senhoras e senhores, o espetáculo vai começar. Georges Méliès e o cinema de 1900' no Cais de Gaia até 11 de Junho

Fundação ”la Caixa” apresenta a exposição Senhoras e senhores, o espetáculo vai começar. Georges Méliès e o cinema de 1900, no Cais de Gaia, em Vila Nova de Gaia, até 11 de Junho.

Apresentada pela primeira vez em Portugal, a exposição destaca o contributo de Georges Méliès para a sétima arte: "O cineasta francês foi ilustrador, mago, encenador, actor, cenógrafo e técnico de cinema, além de produtor, realizador e distribuidor de mais de 500 filmes entre 1896 e 1912. Reinou no mundo do género fantástico e da trucagem cinematográfica durante quase vinte anos, para depois cair no esquecimento e na ruína financeira, levando-o a destruir os negativos de todos os seus filmes". Trata-se de uma colaboração com a Cinémathèque Française, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, o Cais de Gaia e o BPI

A exposição pode ser vista num formato itinerante em que, num espaço de 200 metros quadrados, os visitantes entram no ambiente do início do século XX, para conhecer o nascimento do cinema como fenómeno popular. São apresentadas ao público "vários filmes de Méliès (que são complementados com uma selecção de filmes dos irmãos Lumière), peças audiovisuais, cópias de fotografias da época e reproduções de cartazes, desenhos, uma maquete do estúdio de Méliès em Montreuil e alguns objectos da época, como a pasta fantástica de Robert-Houdin, ou o cinematógrafo dos irmãos Lumière".

Mais informações sobre Senhoras e senhores, o espetáculo vai começar. Georges Méliès e o cinema de 1900, podem ser consultadas em https://fundacaolacaixa.pt/pt/exposicao-itinerante-georges-melies.

Sem comentários: