Esta Quinta-feira, chegam aos cinemas portugueses nove novos filmes. Há ainda a destacar mais três títulos do Ciclo Rohmer: 4 Aventuras de Reinette e Mirabelle (1987), A Árvore, o Presidente e a Mediateca (1993) e Os Encontros de Paris (1995).
A Casa do Mal (2020)
The Banishing
A história da casa mais assombrada da Inglaterra. Nos anos de 1930, um jovem reverendo, a sua esposa e a filha de ambos mudam-se para uma mansão com um segredo tenebroso. Um espírito vingativo persegue a menina e ameaça separar a família, o que obriga os pais a confrontar as suas crenças. Sem outra solução, recorrem à magia negra e procuram a ajuda de um ocultista famoso... ou arriscam perder a criança para sempre.
La Caja - A Caixa (2021)
La caja
Hatzín, um adolescente mexicano que mora com a avó, viaja para recolher os restos mortais do pai, de quem tem apenas memórias e fotografias e que foi encontrado numa vala comum na imensa paisagem deserta do México. No regresso, tem um inesperado encontro com Mário, um homem idêntico ao pai. Convencido de que se trata mesmo do pai, insiste em manter-se perto de Mário. À medida que se vai envolvendo no seu mundo, é confrontado com uma série de dilemas morais e questões que vão muito para além da sua maturidade. Último capítulo da trilogia de Lorenzo Vigas dedicada a pais e filhos e à ausência da figura paterna. Sucede à curta-metragem Los Elefantes Nunca Olvidan e a À Distância.
Mar do Norte (2021)
Nordsjøen / The North Sea
Em 1969, o governo norueguês anuncia a descoberta de um dos maiores campos petrolíferos do mundo, no vizinho Mar do Norte, lançando um próspero período de perfuração ao largo. Passados 50 anos, as consequências ambientais começam a manifestar-se e uma fenda aberta no fundo do oceano, provoca o colapso de uma plataforma. Uma equipa de investigadores apressa-se a procurar os desaparecidos e a avaliar a causa dos danos, mas descobrem que este primeiro acidente é apenas o início de algo muito mais grave.
Marmaduke (2022)
O melhor treinador de cães do mundo aceita o desafio de treinar o adorável trapalhão Marmaduke e está confiante de conseguir levá-lo a vencer um prestigiado troféu.
Louis (Bernard Campan), um agente funerário, quase atropela Igor (Alexandre Jollien), um jovem deficiente com uma visão otimista da vida. Embora tenham histórias de vida e personalidades diferentes, concordam em viajar juntos até ao sul de França. No caminho, apercebem-se que, por pouco provável que pareça, bem no fundo, não são assim tão diferentes...
Revolta (2022)
Em consequência da pandemia e da crise económica há uma revolta generalizada nas principais cidades do país. Paulo e Cristina, um casal de classe média alta com um filho recém-nascido, só não se juntam à indignação popular porque combinaram, nessa mesma noite, organizar um jantar para dois amigos: João, a atravessar um processo de divórcio que o mergulha numa estranha depressão; e Raquel, amiga de infância de Cristina que passou os últimos anos numa viagem de autodescoberta pelo mundo fora. Enquanto o mundo muda lá fora, as pessoas revelam-se no interior deste apartamento onde o confronto entre o real e o virtual revela as mais terríveis verdades.
Sempre Perto de Ti (2021)
Nowhere Special
John, um limpador de janelas de 35 anos, dedicou a vida a educar o seu filho de 4 anos, Michael, depois de a mãe da criança os ter deixado pouco depois de dar à luz. Quando descobre que tem apenas alguns meses de vida, John tenta encontrar uma nova e perfeita família para Michael, determinado a protegê-lo da terrível realidade.
Sete Balas (2022)
9 Bullets
Gypsy Moon (Lena Headey) é dançarina de burlesco à noite, aspirante a escritora e intelectual durante o dia. Nómada que vive nos arredores de uma pequena cidade, está à beira de assinar um contrato com uma editora para publicar o seu romance inovador - a promessa de um futuro mais brilhante e uma fuga ao passado sombrio. No entanto, a família vizinha é brutalmente assassinada por um chefe do crime, Jack (Sam Worthington), que também é o ex-namorado louco de Gypsy. Por engano, os bandidos deixam dois sobreviventes, Sam, um rapaz esperto de 11 anos, e Moses, o leal cão da família. Sabendo que os bandidos vão voltar para terminar o trabalho, Gypsy percebe que é a única esperança do rapaz. Numa terrível viagem para fazer chegar Sam ao Canadá, onde ficará em segurança junto do tio, são perseguidos de perto por Jack e pelo seu bando. Gypsy torna-se não apenas uma protectora, mas também uma nova figura maternal à medida que aprende a abrir-se sobre o seu passado negro e a aproximar-se de Sam.
Vieirarpad (2021)
Vieirarpad parte da correspondência do casal Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes, entre 1932 e 1961. As cartas e a intimidade da palavra são o pretexto para a exploração de uma visualidade íntima, onde a memória do século XX, século de exílios, se articula com a obra plástica de Vieira e Arpad, com elementos iconográficos das suas vidas e arquivos audiovisuais de épocas e geografias distintas, além de vários depoimentos relevantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário