25-abril-billboard

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

FUSO - Festival Internacional de Videoarte de Lisboa regressa aos jardins e claustros dos museus de 23 a 28 de Agosto

A 14.ª edição do FUSO - Festival Internacional de Videoarte de Lisboa está de regresso de 23 a 28 de Agosto com sessões de videoarte gratuitas e ao ar livre nos jardins e claustros dos museus da capital.

Serão exibidas 38 obras de videoarte na Praça do Carvão do MAAT, claustro do Museu da Marioneta, jardim do MNAC, Castelo de São Jorge, Palácio Sinel de Cordes e NowHere.

 O FUSO 2022 "mostra obras em vídeo que cruzam as artes plásticas, a performance, o cinema, a literatura e os meios digitais, propondo uma nova abertura à imagem em movimento do século XXI". As obras são selecionadas e apresentadas por curadores nacionais e internacionais: Jean-François ChougnetPaul Goodwin, Benjamin WeilLeonor NazaréAna Rito Lori Zippay

Esta 14.ª edição do evento segue a temática Resiliência. Esperança. Comunidade., que serve de guia às obras e conversas. No dia 23 de Agosto, no espaço NowHere, vai realizar-se uma tertúlia moderada por Isabel Nogueira, historiadora e crítica de arte contemporânea, professora e autora de vários livros e ensaios, tendo como ponto de partida o tema do FUSO de 2022.

Programas curatoriais

O FUSO desafiou quatro curadores a programar obras que reflitam a temática do festival. No final das sessões, terão lugar conversas em torno do tema, moderadas pelo jornalista Vitor Belanciano.

O curador britânico Paul Goodwin programou a sessão de 25 de Agosto, intitulada Nós ser o outro: para uma poética do relacionamento, com uma selecção de cinco obras de Haroon Mirza, da artista luso-angolana Mónica de Miranda, Alia Syed e Remy Jungerman.

No dia 26 de Agosto é exibido, no Palácio Sinel de Cordes, o programa dos curadores Benjamin Weil e Leonor Nazaré, A Utopia da Paz - Filmes da Colecção CAM, Gulbenkian, que inclui obras da artista Susana GaudêncioMaria Lusitano, Daniel Barroca, Salomé Lamas e Jan Fabre.

O Castelo de São Jorge recebe uma sessão de videoarte no dia 27 de Agosto, programada por Ana Rito e intitulada Magical World, com obras de Caetano Dias, Johanna Billing, José Maçãs de Carvalho, Juliana Julieta, Pierre Coulibeuf e da dupla Cao Guimarães e Rivane Neuenschwander.

O último dia do FUSO, 28 de Agosto, tem lugar no Museu da Marioneta, com a curadora norte-americana Lori Zippay a programar uma sessão especial em homenagem a Joan Jonas, artista norte-americana, cuja obra engloba filmes, vídeos, instalações e performances. Pioneira da videoarte e do cinema experimental, desde meados dos anos 1960 que Jonas é uma "figura central do movimento das artes performativas, criando obras que integram elementos da dança, do teatro moderno, das artes visuais e das convenções do teatro japonês Noh e Kabuki". Este programa inclui dois dos seus primeiros filmes, Wind (1968) e Songdelay (1973) e registos da sua performance de 1973, Organic Honey’s Vertical Roll, na Galeria Leo Castelli, bem como o vídeo de 2003, Waltz, raramente exibido.

Wind (1968), Joan Jonas

Programa paralelo - Ar.Co e Prémios FUSO

O programa apresentado pelo Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação, para edição este ano do FUSO é apresentado também no dia 28 e reúne uma selecção de quatro trabalhos realizados pelos alunos do Curso de Cinema/Imagem em Movimento. Nestes filmes, "a ideia de comunidade é estranhamente atravessada por espaços contaminados pela solidão".

O FUSO promove o único concurso de videoarte em Portugal com atribuição de dois prémios: Prémio Aquisição Fundação EDP / MAAT (para a melhor obra eleita pelo júri presidido por Margarida Chantre)  e Prémio Incentivo Ar.Co (atribuído pelo público). Os vídeos da open call serão exibidos no dia 24 de Agosto no MAAT e estarão na corrida para os dois prémios. Os vencedores serão conhecidos na sessão de encerramento do festival, a 28 de Agosto, no Museu da Marioneta, em Lisboa.

Mais informações em www.fusovideoarte.com.

CALENDÁRIO

NowHere

23 de Agosto | 18h30

Tertúlia com Isabel Nogueira sobre o tema Resiliência. Esperança. Comunidade.

Música com o trio DJ Mão na Anca - Isabel Nogueira, Raquel Castro e Patrícia Barnabé e cocktail de confraternização


MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

24 de Agosto | 22h00

Programa Jean-François Chougnet (FR): Open Call - vídeos seleccionados a concurso

 

MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea

25 de Agosto | 22h00

Programa Paul Goodwin (UK): Nós ser o outro: para uma poética do relacionamento

Moderador: Vítor Belanciano

 

Palácio Sinel de Cordes 

26 de Agosto | 22h00

Programa Benjamin Weil (FR) e Leonor Nazaré (PT): A Utopia da Paz - Filmes da Coleção CAM, Gulbenkian

Moderador: Vítor Belanciano

 

Castelo de São Jorge – Castelejo

27 de Agosto | 22h00

Programa Ana Rito (PT): Magical World

Moderador: Vítor Belanciano


Museu da Marioneta

28 de Agosto | 22h00

Programa Lori Zippay (EUA): Joan Jonas: Performance / Filme / Vídeo

Programa Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação: Fora do Lugar - mostra de obras dos alunos do curso de Cinema / Imagem em Movimento do Ar.Co

Cerimónia de Entrega de Prémios da Open Call

Sem comentários: