sábado, 24 de setembro de 2022

Ciclo Cinema e Direito na Casa do Cinema de Coimbra entre Setembro e Novembro

O Ciclo Cinema e Direito vai acontecer entre Setembro e Novembro na Casa do Cinema de Coimbra. As sessões serão apresentadas e comentadas por convidados das duas áreas. A entrada é livre.

Como explica a organização, "os filmes a exibir, todos sobre casos penais, são de diferentes geografias e estilos e espelham diversos aspetos da realização da justiça. Versam sobre a deliberação de um júri, sobre o julgamento social de um suspeito e, por último, sobre a condenação à morte de um inocente". As sessões pretendem promover na plateia a vontade de participar nos debates que terão lugar após exibição dos filmes.

Quinta-feira, 29 Setembro — 21h00

Doze Homens em Fúria, de Sidney Lumet (1957, Crime/Drama, EUA, 96′, M/12)

"Num julgamento de um assassinato cometido por um adolescente, os membros do júri devem chegar a um consenso sobre o veredito. Onze deles votam pela condenação do arguido, mas um deles acredita na inocência do jovem e tenta convencer os outros a mudarem a sua votação, dando início a um conflito que ameaça inviabilizar o delicado processo que vai decidir o destino do acusado."

- Debate pós-filme com Tiago Cravidão (Realizador) e Jacob Simões (Advogado), moderado por António Porto (Procurador da República)


Quinta-feira, 20 Outubro — 21h00

A Caça, de Thomas Vinterberg (2012, Drama, Dinamarca, 111′, M/16)

"Depois de um duro divórcio, Lucas, 40 anos, tem uma nova namorada, um novo trabalho e está a tentar recuperar a sua relação com o filho adolescente, Marcus. Mas uma mentira que se espalha como um vírus vai mudar a vida de Lucas. A desconfiança abate-se sobre a pequena comunidade e Lucas é obrigado a lutar para salvar a sua dignidade."


Quinta-feira, 24 Novembro — 21h00

O Perdão, de Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha (2020, Drama, Irão/França, 105′, M/14)

"A vida de Mina é virada do avesso quando descobre que o marido Babak estava inocente do crime pelo qual foi executado. As autoridades pedem desculpa pelo erro e oferecem a hipótese de compensação financeira. Mina inicia uma batalha silenciosa contra um sistema cínico por ela e pela sua filha. Quando o dinheiro dela começa a chegar ao fim, um estranho chamado Reza bate-lhe à porta, a dizer que veio saldar uma dívida que tinha para com Babak. Mina começa por ficar reticente, mas vai deixando que Reza entre na sua vida, alheia ao segredo que os liga."

Sem comentários: