oportunidades-billboard

domingo, 18 de setembro de 2022

Doclisboa 2022: Programa fechado

O Doclisboa 2022 já apresentou a programação completa da sua 20.ª edição, dedicada a Jean-Luc Godard, cineasta que morreu no passado dia 13 de Setembro.

A Competição Internacional apresenta as mais recentes obras de Alejandro Vázquez San Miguel, Amber Bemak, Camille Degeye, Claudia Müller, Dominique Loreau, Gastón Sahajdacny, Jacques Kébadian, Léo Liotard, Nikita Lavretski, Rania Stephan, Shichiri Kei e Vadim Kostrov.

Na Competição Portuguesa, contam-se 12 filmes na corrida dos realizadores Ana Vîjdea, César Pedro, Irene M. Borrego, Leonardo Mouramateus, João Rosas, Maria Simões e Tiago Melo Bento, Maxime Martinot, Miguel de Jesus, Mónica de Miranda, Raul Domingues, Rosa Coutinho Cabral e Welket Bungué.

Heart Beat e Da Terra à Lua

A secção Heart Beat, que traz ao Doclisboa dança, música, literatura e cinema, conta com 29 obras. Lynch/Oz, de Alexandre O. Philippe, traça a relação entre a obra cinematográfica de David Lynch a partir do universo de O Feiticeiro de Oz; Godard Cinema, de Cyril Leuthy, redescobre o mestre da Nouvelle Vague; e Mathieu Amalric vem a Lisboa para apresentar a sua trilogia sobre o músico de jazz (e seu amigo) John Zorn. Entre os portugueses nesta secção: Catarina Alves Costa traça o retrato da realizadora e antropóloga alemã Margot Dias (1908-2001); João Pedro Moreira entra nos processos criativos de Rui Reininho em A Viagem do Rei; Diogo Varela Silva retrata a vida e obra de João Ayres - Pintor IndependentePatrick Mendes regista o 40.º aniversário dos Mata-Ratos ao vivo no Octógono - Fundão; e, na antecipação da série Cinekomix!!!, de Edgar Pêra, que explora a relação entre o cinema e a banda desenhada, serão apresentados três episódios sobre três autores - Neil Gaiman, José Carlos Fernandes e Tommi Musturi.

Lynch/Oz, de Alexandre O. Philippe

Na secção Da Terra à Lua, e em solidariedade "com a resistência ucraniana à invasão pela Rússia, o Doclisboa apresenta a cópia restaurada de Earth, de Olexander Dovzhenko, em conjunto com um filme produzido já no contexto actual da Ucrânia". Também o realizador ucraniano Sergei Loznitsa volta a marcar presença com o retrato do antigo presidente lituano Vytautas Landsbergis, em Mr. Landsbergis

Alon Schwarz percorre as memórias e feridas da desaparecida vila palestina de Tantura; Oliver Stone regressa com novas provas à teoria da conspiração sobre a morte de Kennedy em JFK Revisited: Through the Looking Glass; Frederick Wiseman entra na intimidade da relação de Lev e Sofia Tolstói, em Un Couple; e Sébastien Lifshitz presta homenagem à comunidade queer que, nos anos 60, encontrava refúgio na Casa Susanna

Em Artistic Differences: Colectivo Cine Mujer, o Doclisboa, em parceria com o UnionDocs e Artistic Differences, exibe quatro restauros de curtas-metragens de cineastas deste colectivo mexicano dos anos 70 e 80, pioneiro na articulação de um cinema abertamente feminista. 

Riscos e Nebulae

Éric Baudelaire e Ana Carolina são os realizadores convidados da secção Riscos do Doclisboa 2022. O cinema de Želimir Žilnik regressa ao festival com a exibição de quatro curtas outrora consideradas perdidas; Laurent Achard filma Patricia Mazuy na construção do seu filme Saturn Bowling; e Peter von Bagh dá a conhecer o "cinema do finlandês Mikko Niskanen, cujo filme Eight Deadly Shots pode finalmente ser visto, graças aos esforços de recuperação e restauro de von Bagh e de Martin Scorsese"

Nos programas temáticos, encontram-se os mais recentes filmes de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata (Onde fica Esta Rua? ou Sem Antes nem Depois), James Benning (The United States of America), Ruth Beckermann (Mutzenbacher), Mike Hoolboom (Waves), Elisabeth Perceval e Nicolas Klotz (Song of the Buried City), entre outros.

The United States of America, de James Benning

O Nebulae, o espaço de networking do Doclisboa, acontece de 11 a 16 de Outubro, com novidades. Em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, realiza-se a primeira edição do Jumpgate - Inspiring European Producers, "cimeira anual dirigida a produtores europeus de áreas diversas e níveis de experiência diferentes no âmbito da produção de cinema de não ficção". O Nebulae terá a França como País Convidado, acolhe mais "uma edição do Arché, debruça-se sobre a Retrospectiva A Questão Colonial e sobre o trabalho, com o debate Mulheres no Cinema, Mulheres no Trabalho e reúne profissionais da indústria para debater sobre métodos e ferramentas para a criação de públicos em mais um Estado da Arte".

O Doclisboa 2022 decorre de 6 a 16 de Outubro, na Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, Cinema Ideal e Museu do Aljube. A programação completa e outras informações podem ser consultadas em doclisboa.org.

Sem comentários: