25-abril-billboard

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Porto/Post/Doc 2022: Programa temático sobre Neurodiversidade e os Filmes de Arquivo de Sierra Pettengill

O Porto/Post/Doc 2022 vai apresentar um programa temático de filmes e conversas em torno da Neurodiversidade e outro sobre os filmes de arquivo de Sierra Pettengill, intitulado Tradução Trans-Temporal.

Programa Neurodiversidade

Questões como "classe, género, etnia, religião, deficiência e saúde mental" tem sido cada vez mais exploradas no cinema e, para abrir novos espaços de debate, o Porto/Post/Doc integra um ciclo de cinema sobre Neurodiversidade, que vai apresentar filmes como: Jaime, de António Reis; Les enfants d'Isadora, de Damien Manivel; Pára-me de Repente o Pensamento, de Jorge Pelicano; Solo, de Artemio Benki; e Super Natural, de Jorge Jácome

Ao mesmo tempo, o Fórum do Real (cujo painel de conversas e convidados será brevemente anunciado) irá reger-se igualmente pelo tema da Neurodiversidade, que "entende que não existe um tipo neurológico normal, mas antes um espectro de variações tão complexas e diversas como os genes, os ecossistemas ou as espécies. De acordo com a neurodiversidade, autismo, bipolaridade, dislexia, síndrome de down, esquizofrenia, PHDA e tantas outras diferenças neurológicas, são acima de tudo, características humanas que devem ser respeitadas como qualquer outra diferença"

PROGRAMA NEURODIVERSIDADE

Jaime, António Reis, 1974, DOC, 35’

Les enfants d'Isadora, Damien Manivel, 2019, FIC, 84’

Pára-me de Repente o Pensamento, Jorge Pelicano, 2014, DOC/FIC, 101

Solo, Artemio Benki, 2021, DOC, 84’

Super Natural, Jorge Jácome, 2022, DOC, 85’

Programa Tradução Trans-Temporal: Os Filmes de Arquivo de Sierra Pettengill

A arquivista e realizadora Sierra Pettengill tem-se destacado pela "capacidade de colocar o passado a dialogar com o presente de uma forma que possibilita não só a documentação histórica, mas também o mapeamento da atualidade e dos perigos da 'história que se repete'". Na sua filmografia, "a autora investiga temas como o funcionamento da violência de estado nos EUA ou os mecanismos absurdos, descarados e ousados da política 'feita para a televisão' de Ronald Reagan". O Porto/Post/Doc fará uma retrospectiva integral da obra da realizadora.

No início de 2022, a nova longa-metragem de Sierra Pettengill, Riotsville, USA, estreou no Festival de Sundance, e "questiona como as táticas violentas do passado levaram ao presente cada vez mais armado que hoje testemunhamos" nos Estados Unidos.

Tanto nas curtas como nas longas-metragens, Pettengill pretende "examinar a forma como as narrativas americanas são contadas – e muitas vezes distorcidas – ao longo do tempo", sempre com base nas imagens de arquivo. 

PROGRAMA TRADUÇÃO TRANS-TEMPORAL: OS FILMES DE ARQUIVO DE SIERRA PETTENGILL

Graven Image, USA, 10’, 2017, DOC

Riotsville, USA, USA, 91’, 2022, DOC

The Business Of Thought: A Recorded History Of Artists Space, USA, 11’, 2020, DOC

The Reagan Show, USA, 75’, 2017, DOC

The Rifleman, USA, 18’, 2020, DOC


O Porto/Post/Doc está de regresso entre os dias 16 e 26 de Novembro. Anunciado estava já o programa de foco Nós, a Revolução - Cinema e Política nas obras de Márta Mészáros e Miklós Jancsó

Sem comentários: